Open Strategy e ferramentas estratégicas de controle: agenda propositiva de pesquisa

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo é propor uma agenda de pesquisas futuras sobre o processo de abertura da estratégia e o uso de ferramentas estratégicas (artefatos sociomateriais) neste processo. Considera que a expansão do fenômeno de abertura da estratégia, enseja mudanças no próprio pensamento “do que é” e “como se faz” a estratégia e, portanto, desafia as lógicas racionalistas e instrumentais que estruturam esse pensamento. A metodologia consiste em uma revisão sistemática da literatura, a partir da qual se aprofunda o entendimento acerca dos desafios crescentes e as especificidades do fenômeno open strategy considerando cada contexto, estrutura e maturidade organizacional em que ocorrem os processos de abertura e as respectivas oscilações de amplitude no que se refere ao abrir e fechar a estratégia. Como resultados constata que as ferramentas estratégicas de controle têm sido consideradas como artefatos facilitadores do processo de abertura das organizações e, consequentemente, do fazer estratégico, sendo utilizadas por estrategistas de diferentes modos e razões. Como conclusão percebemos a necessidade de aprofundamento do tema em estudos futuros para a melhor compreensão deste fenômeno, uma vez que ele é contingencial, temporalmente dinâmico e não linear. Como contribuição teórica, propõe uma agenda de pesquisa envolvendo o movimento de abertura, sua respectiva dinâmica e elementos cruciais no fazer estratégico, como os artefatos sociomateriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassia Goulart Heinzen, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Rosalia Barbosa Lavarda, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Administração pela Universidad de Valencia, Espanha. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Gabriela Gonçalves Silveira Fiates, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Eduardo Guedes Villar, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Brasil. Professor do Instituto Federal de Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

27-12-2023

Como Citar

Heinzen, C. G., Lavarda, R. B., Fiates, G. G. S., & Villar, E. G. (2023). Open Strategy e ferramentas estratégicas de controle: agenda propositiva de pesquisa . Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(3), 134–153. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/66363

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles