Cultura organizacional na perspectiva da Ciência da Informação: uma revisão de literatura

Autores

Resumo

A cultura organizacional é determinante para o desenvolvimento de qualquer tipo de organização. Assim, compreendê-la e saber fazer a leitura de seus sinais é um dos grandes desafios para os gestores dessas organizações. O objetivo desta pesquisa é identificar as principais características da cultura organizacional na perspectiva da Ciência da Informação. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico nas fontes de informação Web of Science e na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação sobre o referido tema no período de 2013 a 2023. A temática cultura organizacional tem sua gênese nos estudos da Administração, no entanto é abordada apenas como parte do contexto organizacional, por outro lado no campo da Ciência da Informação a cultura organizacional desdobra-se na denominada ‘cultura informacional’, entendida como um elemento determinante para o desenvolvimento de qualquer organização, uma vez que pode facilitar ou dificultar o nível de consciência que os sujeitos organizacionais possuem sobre a importância do compartilhamento de conhecimento para definir estratégias de ação e gerar inovação. A necessidade de mudança da cultura organizacional é vista no âmbito da Ciência da Informação como um elemento de direcionamento estratégico, isto é, adequando a cultura organizacional às estratégias e objetivos estabelecidos, será mais fácil alcançá-los com eficiência e eficácia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderlei Ferreira Vassi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

Marta Lígia Pomin Valentim, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil. 

Downloads

Publicado

27-12-2023

Como Citar

Vassi, V. F., & Valentim, M. L. P. . (2023). Cultura organizacional na perspectiva da Ciência da Informação: uma revisão de literatura. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(3), 178–198. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/67854

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles