Diretrizes para a criação e gestão de vínculos afetivos com egressos baseadas em comunidades de marca acadêmicas

Autores

  • Luiz Osvaldo Vilar de Almeida Universidade Federal de Minas Gerais
  • Claudio Paixão Anastácio de Paula Universidade Federal de Minas Gerais
  • Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Tatiana Pereira Queiroz Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-2234-1100

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar diretrizes para fortalecer os laços afetivos e o relacionamento entre as instituições de ensino superior e seus egressos, fornecendo subsídios a uma gestão do conhecimento mais aprimorada, por parte da administração universitária, resultando, assim, em benefícios para ambas as partes. Recomenda-se que a construção dessa conexão ocorra de maneira orgânica, centrada em uma comunidade que integre sentimentos e pensamentos, tradições e compromissos, adesão e vontade. A abordagem metodológica adotada foi uma revisão narrativa que buscou integrar elementos de quatro pilares fundamentais: (a) a concepção do apego como elemento fundamental nas relações (John Bowlby); (b) os conceitos de comunidade e comunidade de marca; (c) as ideias de identificação, tribalismo e socialidade (Michel Maffesoli); e (d) a relação entre informação e a criação de significados (Chun Wei Choo), visando compor uma estrutura teórica inovadora. Os resultados evidenciaram a viabilidade de aproximar o ex-aluno de sua instituição de ensino por meio do "sentido" derivado da relação com uma comunidade, oferecendo, mais especificamente, orientações estratégicas para estabelecer, fortalecer e gerir uma comunidade de marca acadêmica. Conclui que os conceitos teóricos empregados são importantes chaves de análise (numa visão pluridimensional) das relações entre os sujeitos e os seus cursos e fornecem sugestões para o aumento da fidelidade, por meio de trocas informacionais, de forma a tornar as relações entre esses atores estrategicamente nutrida, podendo culminar numa cultura de retribuição financeira.

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Biografia do Autor

Luiz Osvaldo Vilar de Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Claudio Paixão Anastácio de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Tatiana Pereira Queiroz, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informaçãopela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

27-12-2023

Como Citar

Almeida, L. O. V. de, Paula, C. P. A. de, Araújo, E. P. . de O. ., & Queiroz, T. P. . (2023). Diretrizes para a criação e gestão de vínculos afetivos com egressos baseadas em comunidades de marca acadêmicas. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(3), 92–108. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/68790

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles