Projetos de tecnologia da informação: os benefícios do uso da gestão do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2024v14n3.68871

Resumo

O presente estudo oferece um modelo de Rede de Dependência de Benefícios para uso da Gestão do Conhecimento em projetos de Tecnologia da Informação baseado na abordagem teórica da Gestão de Benefício. Assim, identificamos e estruturamos os benefícios considerando relevantes e possíveis de alcançar. Utilizamos o método Design Science Research, compreendendo uma etapa inicial de conscientização do problema por meio de uma análise bibliométrica, na qual identificamos subconstrutos que foram a base do roteiro das entrevistas exploratórias com praticantes, acadêmicos e especialistas em Gestão do Conhecimento. A partir do material coletado, analisamos os artefatos encontrados na pesquisa bibliográfica e identificamos as barreiras e oportunidades na gestão de benefícios em projetos de Tecnologia da Informação. O artefato proposto apresenta cinco processos para suporte à etapa de identificação e estruturação de benefícios da Gestão do Conhecimento, que compreendem Sistemas e Tecnologias de Informação, fatores à mudança, mudanças no negócio, benefícios ao negócio e objetivos do investimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar de Souza Moraes, Universidade Nove de Julho

Mestre em Gestão de Projetos pela Universidade Nove de Julho, Brasil.

Cristiane Drebes Pedron, Universidade Nove de Julho

Doutora em Gestão pela Universidade de Lisboa, Portugal. Professora da Universidade Nove de Julho, Brasil.  

Kátia Cinara Tregnago Cunha, Universidade Nove de Julho

Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

26-12-2024

Como Citar

Moraes, J. C. de S. ., Pedron, C. D., & Cunha, K. C. T. . (2024). Projetos de tecnologia da informação: os benefícios do uso da gestão do conhecimento. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 14(3), 90–112. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2024v14n3.68871

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles