O valor das mídias do conhecimento para o marketing: entrega, desenvolvimento e transmissão

Autores

Resumo

É inegável a importância que o conhecimento tem nos dias atuais. Tanto é assim, que, contemporaneamente, nos reconhecemos vivendo na sociedade do conhecimento. Esta é caracterizada tanto pelo acesso à informações e conhecimentos, quanto pela ampla possibilidade de relacionamento intermediado por distintos tipos de tecnologias e mídias. O presente artigo é uma revisão de escopo da literatura que aborda a importância que as mídias do conhecimento têm para as organizações, especialmente no que concerne aos processos de marketing. Os principais resultados apontam que as mídias do conhecimento geram valor para as empresas e os processos de marketing ao realizar a entrega, possibilitar o desenvolvimento de novos conhecimentos e transmitir os resultados das inovações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Weingärtner Reis, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora da Universidade Técnica Particular de Loja, Equador.

Mariane Ramos de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Vania Ribas Ulbricht, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Marcelo Macedo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. 

Neri dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorado em Ergonomia da Engenharia pelo Conservatoire National des Arts et Metiers, França. CEO do Instituto Stela, Brasil.

Referências

AGHAMIRIAN, B.; DORRI, B.; AGHAMIRIAN, B. Customer Knowledge Management Application in Gaining Organization’s Competitive Advantage in Electronic Commerce. Journal of Theoretical and Applied Electronic Commerce Research, v. 10, p. 63-78. 2015.

AL-DMOUR, H.; ASFOUR, F.; AL-DMOUR, R.; AL-DMOUR, A. The efect of marketing knowledge management on bank performance through fintech innovations: a survey study of Jordanian commercial banks. Interdisciplinary Journal of Information, Knowledge and management, vol. 15, pp. 1-23, 2020.

ALGHAMADI, A. M.; PILEGGI, S. F.; SOHAIB, O. Social Media Analysis to Enhance Sustainable Knowledge Management: a Concise Literature Review. Sustainability, v. 15, p. 1-30. 2023.

ARKSEY, H; O’MALLEY, L. Scoping Studies: towards a methodological framework. International Journal of Social Research Methodology, on line, v. 8, p. 19-32, feb. 2007.

BAG, S.; GUPTA, S.; KUMAR, A.; SIVARAJAH, U. An integrated artificial intelligence framework for knowledge creation and B2B marketing rational decision making for improving firm performance. Industrial Marketing Management, v. 92, p. 178-189. 2021.

BUBER, Martín. Eu e Tu. 10. ed. São Paulo: Centauro, 2009.

BURGIN, Mark Semenovich. Theory of knowledge: structures and processes. New Jersey: World Scientific, 2017.

CARDOSO, S. O. S.; MASSUDA, E. M.; URPIA, A. G. B. C.; BORTOLOZZI, F. Práticas de Gestão do Conhecimento em Comércio Eletrônico do Segmento de Vestuário e Acessórios. Navus, v. 10, p. 1-20, 2020.

CASTAGNA, F.; CENTOBELLI, P.; CERCHIONE, R.; ESPOSITO, E.; OROPALLO, E.; PASSARO, R. Customer Knowledge Management in SMEs Facing Digital Transformation. Sustainability, v. 12, p. 1-16. 2020.

CHIERICI, R.; MAZZUCCHELLI, A.; GARCIA-PEREZ, A.; VRONTIS, D. Transforming big data into knowledge: the role of knowledge management practice. Management Decision, v. 57, p. 1902-1922. 2019.

CRESPO, C. F.; CRESPO, N. F.; CURADO, C. The effects of subsidiary’s leadership and entrepreneurship on international marketing knowledge transfer and new product development. International Business Review, v. 32, p. 1-16, 2022.

COROAMA, V. C.; MOBERG, A.; HILTY, L. M. Dematerialization through electronic media? In: HILTY, Lorenz M.; AEBISCHER, Bernard. Advance in Intelligent Systems and Computing, v. 310, Zurich, 2015.

DAVCIK, N. S.; CARDINALI, S.; SHARMA, P.; CEDROLA, E. Exploring the role of international R&D activities in the impact of technological and marketing capabilities on SMEs’ performance. Journal of Business Research, v. 128, p. 650-660. 2021.

HAYATI, I.; ANDRAWINA, L. Comprehensive Framework of E-commerce Adoption in Indonesian SMEs. IOP Conf. Series: Materials Science and Engineering, p. 1-8, 2019.

HORNG, J. S.; LIU, C. H.; CHOU, S. F. YU, T. Y.; HU, D. C. Role of big data capabilities in enhancing competitive advantage and performance in the hospitality sector: Knowledge-based dynamic capabilities view. Journal of Hospitality and Tourism Management, v. 51, p. 22-38. 2022.

HUME, David. Investigação acerca do entendimento humano. São Paulo: Editora Nacional, 1972.

FANAJA, R. A.; PRADANA, M.; SAPUTRI, M. E.; UTAMI, D. G. Knowledge Management as Driver of Women’s Entrepreneurial Innovativeness. Journal of Human, Earth, and Future, v. 4, p. 1-9. 2023.

KHALIQ, A;. ALI, S.; CHEN, Z.; KANWAL, S.; KHAN, F.; NIAZI, A. A. K.; CHEN, L. Effects of the COVID-19 Pandemic on the Success of Traditional Small and Medium Enterprises (SMEs): An Investigation of the Footprints of Economic Crisis Attributable to COVID-19. Frontiers in Psychology, v. 13, p. 1 – 12. 2022.

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. 5. ed. Trad.: Manuela Pinto e Alexandre Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

LI, Y.; KIM, J.; LEE, Y. W. Marketing Knowledge Management and Innovation Performance: Examining the Moderating Role of Business Environmental Volatility. Asia Marketing Journal, v. 22, p. 51-69. 2020.

LÜDERS, M.; KLARMANN, M.; WOUTERS, M.; GERLACH, A. How online information search behavior and the role of tacit knowledge differ across clusters of purchase situations. Journal of Purchasing and Supply Management, v. 5, p. 1-17. 2023.

MRÁČEKA, P.; MUCHA, M. The Use of Knowledge Management in Marketing Communication of Small and Medium-Sized Companies. Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 175, p. 185–192. 2015.

MUKHERJI, S. A framework for managing customer knowledge in retail industry. IIMB Management Review, v. 24, p. 5-103. 2012.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

PALANIVELU, V. R.; SARANYA, E. Does Knowledge Management Enhance Human Resource Practices in Marketing. Bioscience Biotechnology Research Communications, v. 13, p. 238- 243. 2020.

PAVANTI, I; PERASSI, R..; NEVES, Jr, O. R. Representação, realidade e conhecimento na mídia digital-eletrônica. Revista Texto Digital, v. 6, p. 2-17, 2010.

PERASSI, Richard. Visualidade das marcas institucionais e comerciais como campo de significação. São Paulo: PUC/SP, 2001. (Tese).

PERASSI, Richard; Mídia do Conhecimento [recurso eletrônico]: ideias sobre mediação e automação. 1. ed. Florianópolis: SIGMO/UFSC, 2019.

PERASSI, R.; RODRIGUES, T. M. Conhecimento, Mídia e Semiótica na área de mídia do conhecimento. In: VANZIN, Tarcísio; DANDOLINI, Gertrudes Aparecida. (Org.) Mídias do Conhecimento. Florianópolis: Pandion, 2011.

PURWANINGSIH, M.; PURWANDARI, B.; MISHBAH, M.; PUTRA, P. O. H. Collaborative Commerce Model for SMEs: A Knowledge and Resources Sharing Mechanism for Co-Creation. Journal of Library & Information Technology, v. 42, p. 80-87. 2022.

QUANYI, Z; WEI, H. The prospect of modern digital electronic media advertising. In: 2010 International Conference on Networking and Digital Society, v. 2, may. 2010.

SANTORO, S.; FIANO, F.; BERTOLDI, B.; CIAMPI, F. Big data for business management in the retail industry. Management Decision, v. 57, p. 1980-1992. 2019.

SHARER, A. T. Q.; ALI, K. A. M. The effect of entrepreneurial orientation and knowledge management on innovation performance: The mediation role of market orientation. Management Science Letters, v. 10, p. 3723-3734. 2020.

TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2009.

VALACHERRY, A. K.; PAKKEERAPPA. Customer Knowledge Management via Social Media: A Case Study of an Indian Retailer. Journal of Human Values, v. 24, p. 39-55. 2017.

WIJAYA, P. Y.; SUASIH, N. N. R. The effect of knowledge management on competitive advantage and business performance: A study of silver craft SMEs. Entrepreneurial Business and Economics Review, v. 8, p. 1-17. 2020.

Downloads

Publicado

30-04-2024

Como Citar

Weingärtner Reis, I., Souza, M. R. de, Ulbricht, V. R., Macedo, M. ., & Santos, N. dos. (2024). O valor das mídias do conhecimento para o marketing: entrega, desenvolvimento e transmissão. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 14(1), 196–210. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/69342

Edição

Seção

Memória de Evento Científico-Profissional