Práticas de gestão do conhecimento aplicadas ao desenvolvimento de jogos digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2024v14n3.72418

Resumo

O desenvolvimento de jogos digitais é um processo complexo e interdisciplinar. Tal complexidade decorre de fatores internos e externos às empresas/estúdios desenvolvedores. O conhecimento, como ativo importante dessas empresas criativas, precisa ser gerido para o sucesso dos empreendimentos e seus produtos. Nesse sentido, diferentes práticas de gestão do conhecimento podem facilitar a criação e disseminação do conhecimento necessário ao desenvolvimento de jogos digitais. O objetivo desta pesquisa é identificar se as práticas de gestão do conhecimento voltadas à criação e disseminação de conhecimentos podem influenciar positivamente no enfrentamento de fatores dificultadores internos ao desenvolvimento de jogos digitais experimentados por estúdios desenvolvedores brasileiros. Para tanto, nesta pesquisa exploratória-quantitativa aplicou-se questionário a profissionais de 42 empresas/estúdios que desenvolvem jogos digitais no Brasil. A análise dos dados coletados foi realizada com a aplicação de mapas cognitivos fuzzy. Os resultados da pesquisa indicam haver relação de influência positiva de PGC nos fatores dificultadores internos ao desenvolvimento de jogos digitais, segundo a opinião dos profissionais participantes. Foram identificadas vinte práticas de gestão do conhecimento, sendo as cinco principais: prototipagem; análise de informações e fluxos de trabalho; melhores práticas; auditorias, mapas, modelos e taxonomias de conhecimento e entrevistas com especialistas.

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Biografia do Autor

Marcos Antonio Gaspar, Universidade Nove de Julho

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor da Universidade Nove de Julho, Brasil.

Ramon Alves Ferreira, Universidade Nove de Julho

Mestre em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho, Brasil.  Desenvolvedor da RD Saúde, Brasil.

José Fernando Modesto da Silva, Universidade de São Paulo

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor da Universidade de São Paulo, Brasil.

Ivanir Costa, Universidade Nove de Julho

Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor da Universidade Nove de Julho, Brasil.

Fellipe Silva Martins, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Nove de Julho, Brasil. Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil.

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Publicado

26-12-2024

Como Citar

Gaspar, M. A., Ferreira, R. A., Silva, J. F. M. da, Costa, I., & Martins, F. S. (2024). Práticas de gestão do conhecimento aplicadas ao desenvolvimento de jogos digitais. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 14(3), 179–193. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2024v14n3.72418

Edição

Seção

Memória de Evento Científico-Profissional