A influência dos booktubers nas bibliotecas de Belo Horizonte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2024v14n3.72423

Resumo

O uso da Internet trouxe mudanças significativas, e dentre elas, estão os influenciadores digitais, presentes nas mídias digitais, criando conteúdos com temáticas diversas e influenciando pessoas. Neste cenário, verificou-se a existência dos influenciadores digitais literários e, especificamente para esta pesquisa, aqueles presentes no YouTube, os booktubers. Esta pesquisa objetivou analisar a influência dos booktubers no desenvolvimento de coleções em algumas das bibliotecas públicas e de escolas particulares da cidade de Belo Horizonte. Optou-se por uma pesquisa qualitativa descritiva, a partir da realização de entrevistas individuais em profundidade junto a 11 bibliotecas públicas e de escolas particulares de Belo Horizonte. Como resultado, percebeu-se que existe pouca influência dos booktubers no desenvolvimento de coleções nas bibliotecas públicas e de escolas particulares em Belo Horizonte, apesar das mesmas estarem abertas a conhecerem mais o trabalho desses influenciadores e considerá-los no desenvolvimento de seus acervos. Espera-se que esta pesquisa, de fato, desperte nas bibliotecas o interesse em acompanhar os booktubers e influenciadores digitais literários, em prol da biblioteca, seu desenvolvimento de coleções e o atendimento às demandas de seus usuários leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Cesar Mafra Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Raíssa Michalsky Martins, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra em Gestão & Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Referências

AGUIAR, Niliane Cunha de; CARVALHO, Telma de. Formação e desenvolvimento de acervos em biblioteca escolar como recurso para promover a competência informacional infantil: importância, desafios e perspectivas. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 8, n. 1, p. 22-41, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2022.186811. Acesso em: 13 dez. 2023.

BALABAN, Delia; MUSTĂȚEA, Maria. Users’ perspective on the credibility of social media influencers in Romania and Germany. Romanian Journal of Communication and Public Relations, v. 21, n. 1, p. 31-46, Apr. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21018/rjcpr.2019.1.269. Acesso em: 15 out. 2022.

DANTAS, Melina Simardel. Desafios contemporâneos da Ciência da Informação: influenciadores digitais como objetos de investigação. 2018. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10499. Acesso em: 24 abr. 2022.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; NEVES, Vanusa Nascimento Sabino. Booktubers brasileiros: canais literários de incentivo à leitura. Texto Livre, v. 16, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.39079. Acesso em: 09 nov. 2022.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175p.

JEFFMAN, Tauana Mariana Weinberg. Booktubers: performances e conversações em torno do livro e da leitura na comunidade booktube. 2017. 393 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6337. Acesso em: 5 maio 2023.

JIMENEZ, Daniela. Booktubers, ¿es la nueva crítica en línea?. La Opción, 23 mar. 2014. Disponível em: https://laopcion.com.mx/noticia/32757/. Acesso em: 1 jul. 2023.

LLUCH, Gemma. Jóvenes y adolescentes hablan de lectura en la red. Ocnos: Revista de estudios sobre lectura, n. 11, p. 7-20, maio 2014. Disponível em: https://doi.org/10.18239/ocnos_2014.11.01. Acesso em: 28 jul. 2023.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010. 51p.

PAIVA, Sthéfani; SOUZA, Adriana Maria de. Booktube como instrumento de disseminação da informação para a geração digital. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, n. esp. CBBD, p. 978-1003, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/794. Acesso em: 12 nov. 2022.

PALADINES, Lenin; ALIAGAS, Cristina. Literacy and literary learning on BookTube through the lenses of latina BookTubers. Literacy, v. 57, n. 1, p. 17-27, jan. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1111/lit.12310. Acesso em: 30 jan. 2023.

PALADINES-PAREDES, Lenin-Vladimir; MARGALLO, Ana-Maria. Los canales booktuber como espacio de socialización de prácticas lectoras juveniles. Ocnos: Revista de estudios sobre lectura, v. 19, n. 1, p. 55-67, mar. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18239/ocnos_2020.19.1.1975. Acesso em: 11 nov. 2022.

POCHMANN, Pâmela da Silva; MENTI, Magali de Moraes Menti. Booktubers e a influência literária: um estudo de caso do vlog da Ju Cirqueira. Revista Prâksis, Novo Hamburgo, v. 17, n. 3, set./dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.25112/rpr.v3i0.2073. Acesso em: 25 nov. 2022.

PRETEL JIMÉNEZ, Marilé; DE FRUTOS, Belinda; SÁNCHEZ-VALLE, María. El influencer literario a través de YouTube: análisis de la estrategia comunicativa. Obra digital: Revista de comunicación, estudios mediáticos y procesos sociales, n. 17, p. 9–18, 2019. Disponível em: http://revistesdigitals.uvic.cat/index.php/obradigital/article/view/223. Acesso em: 20 out. 2022.

ROIG-VILA, Rosabel; ROMERO-GUERRA, Héctor; ROVIRA-COLLADO, José. BookTubers as multimodal reading influencers: an analysis of subscriber interactions. Multimodal Technol. Interact., v. 5, n. 39, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/mti5070039. Acesso em: 20 nov. 2022.

SILVA, Renata Prado Alves. Booktube: livros e leitura em vlogs no Youtube. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: INTERCOM, 2016. Disponível em: https://goo.gl/nVNqYx. Acesso em: 29 jul. 2023.

SUÁREZ, Maria del Mar; GONZÁLEZ ARGÜELLO, M. Vicenta. Becoming a good BookTuber. RELC Journal, v. 51, n. 1, 2020, p. 158–167. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0033688220906905. Acesso em: 20 nov. 2022.

TORRE-ESPINOSA, Mario de la. El fenómeno Booktube, entre el fandom y la crítica literaria. Álabe: Revista de la Red de Universidades Lectoras, n. 21, enero/junio 2020, p. 1-10. Disponível em: https://doi.org/10.15645/Alabe2020.21.6. Acesso em: 21 nov. 2022.

TREVISOL NETO, Orestes; MACIEL, Camila Emilia Catoni Custódio. Diretrizes para uso de mídias sociais nas bibliotecas universitárias da Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, n. 2, p. 388-409, maio/ago. 2019. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1222. Acesso em: 3 nov. 2022.

VILLEGAS-SIMÓN, Isabel et al. Radiografía de los micro-influencers en la economía de las plataformas digitales: insatisfacción, trabajo gratuito y desigualdad en la retribución. Revista Latina de Comunicación Social, v. 80, p. 452-474, 2022. Disponível em: https://www.doi.org/10.4185/RLCS-2022-1805. Acesso em: 7 dez. 2022.

Downloads

Publicado

26-12-2024

Como Citar

Mafra Pereira, F. C., & Martins, R. M. . (2024). A influência dos booktubers nas bibliotecas de Belo Horizonte. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 14(3), 224–240. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2024v14n3.72423

Edição

Seção

Memória de Evento Científico-Profissional