Narcisismo e os Conflitos na Modernidade: uma Análise a partir da Dialética do Reconhecimento de Hegel

Autores

  • Josemar Sidinei Soares Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Palavras-chave:

Esclarecimento, Judiciário, Crise.

Resumo

A vida moderna é uma época de conflitos, fato representado pelo enorme número de ações no Judiciário e o aumento do número de crimes cometidos. O artigo pretende investigar a crise contemporânea manifestada no aumento de conflitos jurídicos na ótica da dialética do reconhecimento de Hegel. O objetivo é demonstrar que os fatos concretos são apenas fenomenologia de uma crise mais profunda, que diz respeito à própria falência nas relações de alteridade. O método utilizado foi o indutivo por meio da pesquisa bibliográfica. Entendeu-se que um problema fundamental da crise atual é o egoísmo narcisista dos indivíduos que resulta na incapacidade de reconhecer o outro e a si mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josemar Sidinei Soares, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (2003) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999). Professor dos cursos de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica, do Mestrado em Turismo e da graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI. Coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão Paidéia do CNPQ.

Downloads

Publicado

2016-01-05

Como Citar

SIDINEI SOARES, J. Narcisismo e os Conflitos na Modernidade: uma Análise a partir da Dialética do Reconhecimento de Hegel. Prim Facie, [S. l.], v. 13, n. 24, p. 01–36, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/primafacie/article/view/17323. Acesso em: 19 abr. 2024.