Sistema de Justiça, Mediação de Conflitos e o Aprimoramento de suas Técnicas

Autores

  • Lilia Maia de Morais Sales Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Palavras-chave:

Responsibility and Concord, Know-How and Agreement, Compromise Solution

Resumo

A Resolução n. 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ exigiu os tribunais brasileiros criassem centros de resolução de conflitos, ressaltando a necessidade da capacitação de mediadores. Em 2015 foram aprovados a Lei de Mediação (Lei. N. 13.140) e o novo Código de Processo Civil, ambos prevendo a Mediação de conflitos na esfera judicial e extrajudicial, fortalecendo a figura do mediador judicial e da exigência de capacitação desses mediadores. O presente estudo apresenta técnicas em mediação de conflitos que precisam ser estudadas e praticadas durante a capacitação dos mediadores com intuito de promover a adequada implementação da mediação de conflitos junto ao sistema de justiça nacional. Realizou-se levantamento bibliográfico e documental. Espera-se que este estudo auxilie a esclarecer as técnicas e orientar que os cursos de mediação oferecidos pelos tribunais brasileiros ou instituições credenciadas, abordem e aprofundem o estudo prático e teórico das técnicas em mediação, possibilitando a formação atualizada e de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilia Maia de Morais Sales, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq, Pós-doutora pela Universidade de Columbia (Nova Iorque), doutora pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui formação em mediação de conflitos na Universidade de Harvard, junto ao Program on Negotiation (EUA). É advogada, mediadora, professora titular da Universidade de Fortaleza (com dedicação aos Mestrados e Doutorado em Direito), Vice-Reitora de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza e coordena vários projetos de pesquisa com foco no estudo da mediação de conflitos. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794193T5

Downloads

Publicado

2016-02-20

Como Citar

SALES, L. M. de M. Sistema de Justiça, Mediação de Conflitos e o Aprimoramento de suas Técnicas. Prim Facie, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 01–21, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/primafacie/article/view/27629. Acesso em: 26 abr. 2024.