Teoria Socialista do Direito (Jusmaterialismo): Novo Paradigma Jurídico

Autores

  • Antonio Salamanca Serrano

Resumo

Para além da constatação geralmente compartilhada acerca da necessidade de uma teoria geral integradora do direito, de logo surge a controvérsia acerca da premência de se fixar seus postulados. Diga-se, em primeiro lugar, que existem divergências acerca do caráter científico da teoria do direito, bem como de suas rela- ções com a filosofia. Os filósofos analíticos mais radicalmente positivistas defendem uma cientificidade pura de tal teoria, a qual demanda a exclusão de qualquer relação com a filosofia. Já para positivistas moderados, a exemplo de Ferrajoli, a teoria do direito deve ser uma teoria pura do ponto de vista axiomático, mas integrada à ci- ência jurídica, a qual encontrará na filosofia política suas categorias e teses centrais, bem como seus fundamentos institucionais de aplicação prática. Mas ao contrário de alguns jusnaturalistas, a teoria do direito deve ser uma parte da filosofia do direito, isto é, uma teoria filosófica do direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Salamanca Serrano

Profesor Investigador de la Universidad de Otavalo (Ecuador), y abogado del Ilustre Colegio de Abogados de Madrid (España). Licenciado y Doctor en Derecho pela UNED, Madrid; Maestro en Derechos Humanos (LLM) por la London School of Economics and Political Science; Maestro en Derecho Comercial Internacional (LLM) por la University of Westminster; Doctor en Humanidades e Filosofía por la Universidad Autónoma Metropolitana (México D.F.); Licenciado y Doctor en Teología por la Universidad Pontificia Comillas (Madrid).

Downloads

Publicado

2016-02-20

Como Citar

SERRANO, A. S. Teoria Socialista do Direito (Jusmaterialismo): Novo Paradigma Jurídico. Prim Facie, [S. l.], v. 13, n. 24, p. 01–82, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/primafacie/article/view/27829. Acesso em: 25 abr. 2024.