Para uma rediscussão dos paradigmas jurídicos mediante uma análise marxista acerca do uso do conceito de verdade no Direito

Autores

  • Enoque Feitosa

Palavras-chave:

Marxismo e direito, Verdade e Interpretação, Filosofia do Direito.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a possibilidade de aplicação no âmbito jurídico da análise marxista acerca do Direito. Tal objetivo se expressa na pretensão de analisar as relações entre verdade e interpretação através do exame do pensamento de Marx. Para tanto, o Direito será aqui abordado como discurso de justificação do poder, o que constitui a tese central a ser defendida. Em outras palavras, o propósito não é, deliberadamente, discutir a extinção do direito e do Estado, mas sim a aplicabilidade das categorias marxistas ao direito a partir da análise das relações entre verdade e interpretação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-03-22

Como Citar

FEITOSA, E. Para uma rediscussão dos paradigmas jurídicos mediante uma análise marxista acerca do uso do conceito de verdade no Direito. Prim Facie, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 122–134, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/primafacie/article/view/4400. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Corpus