Neopentecostais E O Poder Punitivo: A Religião Como Palanque Político

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2020v19n41.51111

Palavras-chave:

Populismo punitivo. Neoliberalismo. Religião. Neopentecostais

Resumo

O presente trabalho apresenta um fragmento de uma pesquisa maior, acerca das reformas legislativas brasileiras após os anos 2000, cujo foco especifico neste momento é a demonstração da transformação do discurso religioso em plataforma política, especialmente em uma diretiva política criminal conservadora e que coincide com o discurso populista punitivo. O objetivo central é demonstrar como o agigantamento do poder punitivo e sua exacerbação está ligado de alguma forma, a uma pauta religiosa neopentecostal, em uma perspectiva de utilização de elementos religiosos como pauta eleitoral e também guiando posicionamentos políticos no campo criminal. Utilizou-se a metodologia qualitativa e quantitativa para demonstrar ao avanço de representatividade do neopentecostalismo no Congresso Nacional, assim como também os discursos parlamentares para evidenciar a narrativa populista punitiva. Acredita-se com esse estudo poder contribuir com a compreensão do fenômeno do avanço das estruturas penais no Brasil especialmente em termos de pautas político-criminais alternativas à violência institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackson da Silva Leal, UCPeL

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Extremo-Sul Catarinense (PPGD-UNESC), Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor de Criminologia (UNESC), coordenador do Grupo Criminologia Critica Latino-americana (UNESC), e co-líder do Grupo Pensamento Jurídico Critico Latino-Americano (UNESC), membro da rede de pesquisa Grupo Brasileiro de Criminologia Critica; desenvolve pesquisas e projetos tanto em nível de graduação quanto pós-graduação acerca da questão criminal com foco na realidade latino-americana transitando por áreas como Direitos Humanos na interface com a questão Criminal. 

Alex da Rosa, Programa de Pos-Graduação em Direito (UNESC)

Mestrando em Direito (PPGD-UNESC), graduado em Direito (UNESC); graduando em Filosofia; membro do Grupo Andradiano de Criminologia Critica (UNESC); 

Downloads

Publicado

2020-08-07

Como Citar

LEAL, J. da S. .; ROSA, A. da . Neopentecostais E O Poder Punitivo: A Religião Como Palanque Político. Prim Facie, [S. l.], v. 19, n. 41, p. 165–194, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1678-2593.2020v19n41.51111. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/primafacie/article/view/51111. Acesso em: 7 jan. 2025.