As Ideias Conservadoras: Explicadas A Revolucionários E Reacionários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2021v20n45.52708

Palavras-chave:

Conservadorismo; Ideologia; Política

Resumo

O jornalista, cientista político e professor da Universidade Católica Portuguesa, João Pereira Coutinho apresenta, na obra em análise, respostas às perguntas: O que é conservadorismo? O que é ser um conservador? Propõe-se a discutir essas questões, apresentando fundamentos teóricos e históricos que contrapõem ao que ele considera rotulações apressadas, superficiais e até preconceituosas sobre o tema. Argumenta contra a predominante apresentação do conservadorismo, na perspectiva do “fanatismo progressista”, como imobilista, reacionário, autoritário e até fascista (p. 97,98). Considera necessário aprofundar-se nessa análise, evitando formulações caricaturais, sempre prejudiciais ao saudável debate acadêmico. Trata-se de uma abordagem concisa e, ao mesmo tempo, abrangente. Linguagem acessível, bastante adequada para os iniciantes no estudo das ideias políticas e suficientemente consistente para ampliar o referencial teórico para estudos dessa área do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Normando Gonçalves Meira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

É bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul, extensão Belo Horizonte (1985), licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1999). Possui mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). É doutor em História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no programa "Educação:História, Política, Sociedade" (2009). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES nas áreas de Pesquisa Aplicada à Educação (Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais) e História da Educação (Departamento de História). É vinculado ao qudro permanente de docentes do Programa de Pós-graduação em Educação da UNIMONTES. Tem experiência nas áreas de Educação, com ênfase em metodologia da pesquisa em educação, em Ciências da Religião, com ênfase em História do Cristianismo e em História, com ênfase em História da Educação, História do Cristianismo e História das Idéias Políticas.

Downloads

Publicado

2021-11-16

Como Citar

MEIRA, J. N. G. . As Ideias Conservadoras: Explicadas A Revolucionários E Reacionários . Prim Facie, [S. l.], v. 20, n. 45, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1678-2593.2021v20n45.52708. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/primafacie/article/view/52708. Acesso em: 23 abr. 2024.