Da Pandemia Do Coronavírus (Covid-19) E O Distanciamento Social: Repensando O Direito À Convivência Familiar Para Além Do Espaço Físico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2021v20n43.54181

Palavras-chave:

Convivência familiar virtual; Covid-19; Direitos da Personalidade; Família.

Resumo

O presente artigo analisa os reflexos do distanciamento social ocasionado pelo Coronavírus no que tange ao direito à convivência familiar. A pesquisa foi pautada nos métodos hipotético-dedutivo e jurídico descritivo, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e documental, abordando-se, assim, as questões envolvendo a pandemia do Coronavírus, o direito à convivência e, ainda, uma nova perspectiva quanto a esse direito da criança e do adolescente de livre e ampla comunicação e contato com o genitor. Finalizou-se a pesquisa com uma reflexão acerca da necessidade da regulamentação da convivência familiar virtual em conjunto com a física, que permite, por meio das novas tecnologias, a manutenção e o fortalecimento dos vínculos parentais e a estruturação da personalidade do filho, mesmo em tempos de distanciamento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Fernandes Vieira, Unicesumar - Centro Universitário de Maringá

Mestre em Ciências Jurídicas pela UniCesumar - Universidade Cesumar, Maringá - PR. Bolsista Taxa do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP/CAPES). Pós-graduado em Psicologia Educacional pela Uniasselvi - Centro Universitário Leonardo da Vinci, Paranavaí - PR. Bacharel em Direito pela UniCesumar - Universidade Cesumar, Maringá - PR (2014/2018). Pesquisador Científico voltado para os Novos Direitos e Direitos da Personalidade, tendo como linha de pesquisa os direitos da personalidade e seu alcance na contemporaneidade. E-mail: diego.vieira_180@hotmail.com

Carlos Alexandre Moraes, Unicesumar - Centro Universitário de Maringá

Professor Permanente do Programa de Doutorado e Mestrado em Direito da Universidade Cesumar (UniCesumar), Pós-doutor em Direito pelo Centro Universitário Cesumar (UniCesumar), Doutor em Direito pela FADISP; Doutor em Ciências da Educação pela UPAP, Mestre em Direito pelo Centro Universitário Cesumar (UniCesumar), Pesquisador Bolsista - Modalidade Produtividade em Pesquisa para Doutor PPD - do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), Editor chefe da Revista de Constitucionalização do Direito Brasileiro – RECONTO, Advogado. E-mail: camoraes.adv@hotmail.com.

Geisieli Mariany Bonini, Unicesumar - Centro Universitário de Maringá

Mestranda em Ciências Jurídicas com ênfase em Direitos da Personalidade. Membra do grupo de Pesquisa: constitucionalização do direito privado, obrigações, responsabilidade civil, consumidor e direitos da personalidade. Membra do grupo de Pesquisa: sistema constitucional de proteção dos direitos da personalidade. Pós-graduanda em Direito do Agronegócio pelo Centro Universitário de Maringá - UniCesumar. Pós-graduanda em docência no ensino superior, pela Faculdade Unina. Graduada no Curso de Direito pelo Centro Universitário de Maringá - UniCesumar. Advogada. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2021-02-18

Como Citar

FERNANDES VIEIRA, D.; MORAES, C. A.; BONINI, G. M. Da Pandemia Do Coronavírus (Covid-19) E O Distanciamento Social: Repensando O Direito À Convivência Familiar Para Além Do Espaço Físico. Prim Facie, [S. l.], v. 20, n. 43, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1678-2593.2021v20n43.54181. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/primafacie/article/view/54181. Acesso em: 19 abr. 2024.