Educação Integral: Os Desafios Para A Construção De Uma Base Sólida Na Promoção Do Acesso Ao Trabalho E Ao Desenvolvimento Integral No Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2022v21n46.55589

Palavras-chave:

Educação integral;, Trabalho;, Desenvolvimento integral

Resumo

A presente reflexão procura verificar a existência de uma relação direta entre educação e empregabilidade, se a educação para o trabalho produz desenvolvimento, e que tipo de desenvolvimento e, por fim, se o modelo de educação adotado pelo Brasil, e defendido por organizações internacionais, é efetivo para a promoção do desenvolvimento integral. O trabalho apresenta dados estatísticos com base em instrumentos nacionais e internacionais que demonstram a correlação entre educação, trabalho e desenvolvimento, e como mudanças decorrentes das necessidades sociais e do mercado de trabalho demandam mudança no conceito e nos objetivos da educação. Recorrendo-se a uma pesquisa de base bibliográfica e exploratória, conclui pela importância fundamental da educação para o trabalho e para o desenvolvimento integral, mas destaca que o desafio para transformação de uma educação instrumental em uma educação integral, fundada na necessidade de aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, ainda são significativos.

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Biografia do Autor

Rodrigo Vitor, UFPB

Professor de graduação no curso de Direito da UFERSA (regime de dedicação exclusiva), doutorando em ciências jurídicas pela UFPB, mestre e especialista em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e formado em Direito pela Universidade Potiguar. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Paulista e especialização em Sistemas Elétricos de Potência pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área jurídica, atuando como advogado e professor de Direito e também nas áreas de Geração e Transmissão de energia elétrica, com ênfase na gestão de operação e manutenção de parques eólicos, planejamento da operação de sistema elétrico de potência, manutenção de usinas hidráulicas, termoelétricas e subestações do SEP, em auditoria e implantação de Sistemas de Gestão Ambiental (ISO 14.001) e de Segurança e Saúde do Trabalho (OHSAS 18.001) e como facilitador de grupos de estudo de RCM-2 (Manutenção Centrada na Confiabilidade). 

Robson Antão de Medeiros, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor Titular em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas - UFPB. Docente Permanente do Programa e Vice Coordenador do PMPG. Pós-doutorado em Direito, na Faculdade de Direito, Universidade de Coimbra -Portugal (2006),Doutorado em Ciências da Saúde, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), Mestre e graduado em Ciências Jurídicas, pela UFPB (2002/1991), Especialização em Bioética, pela Universidade Federal de Lavras - Minas Gerais (2010). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, pela UFPB (1991). Graduado em Fisioterapia pela FACENE (2021). Primeiro Coordenador do Curso de Direito Santa Rita da UFPB. 2009-2012. Vice-Diretor e Diretor do Centro de Ciências Jurídicas - UFPB. 2013-2017. Vice-Presidente do Instituto Paraibano de Envelhecimento da UFPB (IPE-UFPB). Vice Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia da UFPB (CCS-UFPB). Líder dos Grupos de Pesquisa da UFPB Análise de Estruturas de Violência e Direito - UFPB e BIOTECNOLOGIA, BIODIREITO E MEIO AMBIENTE EM DIREITOS HUMANOS - UFPB.Pesquisador vinculada ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento e Representações Sociais-GIEPERS/UFPB e ao Grupo de Pesquisa Realismo Jurídico - UFPB. Professor Visitante da Faculdade de Direito, da Universidade Eduardo Mondlane-Maputo-Moçambique. Membro Colaborador da Unidade de Investigação do CHRC (Comprehensive Health Research Centre) da Faculdade de Ciências Médicas-Universidade Nova de Lisboa/Portugal. Avaliador de Instituições de Educação Superior e de Cursos de Graduação, junto ao MEC. Tem experiência no Ensino, Pesquisa e Extensão, na área de Direito e Saúde Coletiva, com ênfase nos temas: biotecnologia, biodireito, direitos humanos, direito civil, direito de família, direito sanitário,direito da comunicação, Bioética em Gerontologia.

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Publicado

2022-04-07

Como Citar

VITOR, R.; ROBSON ANTÃO DE MEDEIROS. Educação Integral: Os Desafios Para A Construção De Uma Base Sólida Na Promoção Do Acesso Ao Trabalho E Ao Desenvolvimento Integral No Brasil. Prim Facie, [S. l.], v. 21, n. 46, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.1678-2593.2022v21n46.55589. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/primafacie/article/view/55589. Acesso em: 16 abr. 2024.