Fenomenologia e a arte da descrição no estudo das populações indígenas<a href="http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v4i1.16019"><i> <b>[doi: 10.7443/problemata.v4i1.16019]</i><b></a>
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v4i1.16019Palavras-chave:
Fenomenologia, Ciências Sociais, Metodologia, Populações IndígenasResumo
Este trabalho retoma a discussão sobre o conhecimento, principalmente, mas não exclusivamente, do conhecimento científico, percorre as principais etapas do seu desenvolvimento e analisa as possibilidades da fenomenologia na explicação das questões postas na atualidade para o exame das nominações e denominações das sociedades indígenas, sobre as quais a maioria os estudos convergem para aspectos históricos, antropológicos, sociológicos e linguísticos. O caminho escolhido envolve apresentar, de forma breve, a epistemologia das ciências e o percurso até a hermenêutica, concentrando-se na fenomenologia de Husserl. Relaciona as características da fenomenologia husserliana com a exigência de se voltar à essência das coisas, descreve as etapas e ressalta a arte da descrição precisa. Procura mostrar que as populações indígenas com suas “coisas” devem ser examinadas sob a luz da filosofia, especialmente, da fenomenologia.
Downloads
Referências
ARTIGUES, A. O que é fenomenologia? Trad. Maria José G. de Almeida: São Paulo. Ed. Moraes. 1992.
CASTRO, E. V. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. Mana, 2 (2), Rio de Janeiro: Contra Capa, pp. 115-144, 1996.
Enciclopédia Mirador Internacional. Fenomenologia. São Paulo/Rio de Janeiro: Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda. (vol. 09, pp. 4543-4546). 1982.
FRAGATA, J. A fenomenologia de Husserl como fundamento da filosofia. Braga: Livraria Cruz. 1959.
FREUD, S. Projeto de uma nova psicologia. São Paulo. Ed. Imago, 1995.
GRAHAM, L. Xavante. Instituto Socio Ambiental. Povos Indígenas no Brasil. http://pib.socioambiental.org/pt/povo/xavante/print, Acessado em: 06/02/2013.
HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Parte I. 13 ed. e Parte II 11ed. M. S. C. Schuback, Trad. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Universidade São Francisco. 2004.
HUSSERL, E. Ideas I - General Introduction to pure Phenomenology, New York: Collins Books, p. 155 - 165. [1972 (1913)].
______. Conferências de Paris. Lisboa: Edições 70. 1900.
LARAIA, R. B. Verbete Aikewara. Fonte: Instituto Socioambiental | Povos Indígenas no Brasil. Disponível em: http://pib.socioambiental.org/pt/povo/aikewara/print. Acessado em: 07/05/2013.
MERLEAU-PONTY, M. Ciências do homem e fenomenologia. Trad. Salma Tannus Muchail: São Paulo. Ed. Saraiva, 1972.
______. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes. 2006.
PEIRANO, M. A alteridade em contexto: antropologia como ciência social no Brasil. Série Antropologia 255. Brasília, UnB: 35 pp. 1999.
RICOEUR, P. Mon premier maître en philosophie. In: LENA, Marguerite (dir.), Honneur aux maîtres. Paris, Critérios, pp. 221-225. 1991.
SARTRE, J. O existencialismo é um humanismo; a imaginação; questão de método. 3a ed. São Paulo: Nova Cultural. 1987.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).