A MORAL KANTIANA DO DEVER (SOLLEN)

Autores

  • Renata Cristina Lopes Andrade Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus de São José do Rio Preto

DOI:

https://doi.org/10.7443/20681

Palavras-chave:

Kant, Princípio Prático, Moralidade, Dever

Resumo

Mediante a investigação da capacidade prática da razão, o projeto moral kantiano almeja: i) mostrar que a moralidade é possível e, ii) como os seres humanos (seres racionais e sensíveis) podem agir moralmente. Procuraremos, no presente artigo, abordar a primeira tarefa da moral kantiana. Com esse propósito, pretendemos elucidar um dos elementos centrais à compreensão da sua filosofia prática, a saber, o conceito de Dever. A filosofia prática kantiana apresenta, primeiramente, a preocupação com a busca, o desenvolvimento e a fixação de uma proposição prática fundamental, a saber, uma lei prática, a qual possa se apresentar enquanto um princípio prático universal a ser seguido; há, no momento da fundamentação da moralidade, a preocupação de encontrar (e fixar) uma lei prática que possa ditar todo o dever-ser, ou seja, tudo aquilo que deve necessariamente acontecer do ponto de vista moral – uma lei que determina o agir e a ação com valor moral. Por considerarmos a noção do dever central no (e ao) pensamento prático kantiano e com o intuito de tentar oferecer uma elucidação dessa busca (e desenvolvimento) de Kant pelo princípio supremo da moral – os fundamentos da ação detentora de valor moral – buscaremos aqui expor o próprio conceito de dever em Kant, o que caracteriza uma ação precisamente por dever e porque, segundo Kant, apenas a ação por dever é a única ação com o genuíno valor, a saber, o valor moral.

 

[doi:http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v5i2.20681]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Cristina Lopes Andrade, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus de São José do Rio Preto

Possui graduação em FILOSOFIA/Licenciatura plena (2005) pela Universidade Estadual PaulistaJúlio de Mesquita Filho - UNESP, Câmpus de Marília. Mestrado em FILOSOFIA - Filosofia Moderna(2009) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutorado em EDUCAÇÃO -Filosofia da Educação (2013) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP,Câmpus de Marília. Pós-Doutorado em PSICOLOGIA - Psicologia e Desenvolvimento Moral (2014 -em andamento) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Câmpus deSão José do Rio Preto. Tem experiência na área de Filosofia, Ética e Educação, com ênfase emFilosofia da Educação e Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: Kant, Filosofia Moral eÉtica, Educação.

Referências

ALLISON, H. E. Kant’s theory of freedom. NewYork: Cambridge University Press, 1990.

ALMEIDA, G. A. Liberdade e moralidade segundo Kant. In: ANALYTICA, Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, v. 2, nº 1, pp. 175-202, 1997.

BANHAM, G. Kant’s practical philosophy: from critique to doctrine. New York: Palgrave MacMillan, 2003.

BECK, L. W. A commentary on Kant’s Critique of Practical Reason. Chicago: University of Chicago Press, 1984.

BITTNER, R. Máximas. In: Studia Kantiana – Revista da Sociedade Kant Brasileira,

nº. 5, 2003.

HÖFFE, O. Kant. Barcelona: Herder, 1986.

______. Immanuel Kant. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

______ (org). Immanuel Kant: Kritik der Urteilskraft. Berlin: Akademie Verlag, 2008.

KANT, I. Textos Seletos. Petrópolis : Vozes, 1974.

______. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. São Paulo: Abril Cultural, 1980a.

______. Prolegômenos. São Paulo: Abril Cultural, 1980b.

______. Crítica da Razão Pura. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

______. Crítica do juízo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1993.

______. Crítica da Razão Prática. São Paulo: Martins Fontes, 2003a.

______. A Metafísica dos costumes. Bauru: Edipro, 2003b.

______. Metafísifca dos costumes. Parte I: Princípios metafísicos da doutrina do direito. Lisboa: Ed. 70, 2004.

______. Antropologia de um ponto de vista pragmático. São Paulo: Iluminuras, 2006.

______. The Metaphysical elements of ethics. Hong Kong: Forgotten Books, 2008. Disponível em: . Acesso em: 22 de junho 2014.

______. Akademieausgabe von Immanuel Kants Gesammelten Werken. Disponível em: <http://www.korpora.org/kant/verzeichnisse-gesamt.html>. Acesso em 15 julho de 2014.

PUCCI, B. Teoria crítica e educação. In: PUCCI, B. (Org.). Teoria crítica e educação – a questão da formação cultural na escola de Frankfurt. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

ROHDEN, V. Razão prática pura. Dissertativa (UFPEL, Pelotas), n. 6. 1997, pp. 69-98.

TERRA, R. Passagens: estudos sobre a filosofia de Kant. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2003.

WOOD, A. Kant’s Ethical Thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

______. Kant. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Downloads

Publicado

09-12-2014

Edição

Seção

Artigos