A MORAL KANTIANA DO DEVER (SOLLEN)

Authors

  • Renata Cristina Lopes Andrade Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus de São José do Rio Preto

DOI:

https://doi.org/10.7443/20681

Keywords:

Kant, Princípio Prático, Moralidade, Dever

Abstract

Mediante a investigação da capacidade prática da razão, o projeto moral kantiano almeja: i) mostrar que a moralidade é possível e, ii) como os seres humanos (seres racionais e sensíveis) podem agir moralmente. Procuraremos, no presente artigo, abordar a primeira tarefa da moral kantiana. Com esse propósito, pretendemos elucidar um dos elementos centrais à compreensão da sua filosofia prática, a saber, o conceito de Dever. A filosofia prática kantiana apresenta, primeiramente, a preocupação com a busca, o desenvolvimento e a fixação de uma proposição prática fundamental, a saber, uma lei prática, a qual possa se apresentar enquanto um princípio prático universal a ser seguido; há, no momento da fundamentação da moralidade, a preocupação de encontrar (e fixar) uma lei prática que possa ditar todo o dever-ser, ou seja, tudo aquilo que deve necessariamente acontecer do ponto de vista moral – uma lei que determina o agir e a ação com valor moral. Por considerarmos a noção do dever central no (e ao) pensamento prático kantiano e com o intuito de tentar oferecer uma elucidação dessa busca (e desenvolvimento) de Kant pelo princípio supremo da moral – os fundamentos da ação detentora de valor moral – buscaremos aqui expor o próprio conceito de dever em Kant, o que caracteriza uma ação precisamente por dever e porque, segundo Kant, apenas a ação por dever é a única ação com o genuíno valor, a saber, o valor moral.

 

[doi:http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v5i2.20681]

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Author Biography

Renata Cristina Lopes Andrade, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus de São José do Rio Preto

Possui graduação em FILOSOFIA/Licenciatura plena (2005) pela Universidade Estadual PaulistaJúlio de Mesquita Filho - UNESP, Câmpus de Marília. Mestrado em FILOSOFIA - Filosofia Moderna(2009) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutorado em EDUCAÇÃO -Filosofia da Educação (2013) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP,Câmpus de Marília. Pós-Doutorado em PSICOLOGIA - Psicologia e Desenvolvimento Moral (2014 -em andamento) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Câmpus deSão José do Rio Preto. Tem experiência na área de Filosofia, Ética e Educação, com ênfase emFilosofia da Educação e Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: Kant, Filosofia Moral eÉtica, Educação.

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Published

2014-12-09

Issue

Section

Papers