FREGE: VERDADE E PENSAMENTO NA LÓGICA (1897) E EM DER GEDANKE
DOI:
https://doi.org/10.7443/21487Palavras-chave:
Verdade, Lógica, Anti-psicologismo, Frege, Imanência, PensamentoResumo
O conceito de verdade e de pensamento, bem como a defesa anti-psicologista de uma epistemologia objetiva da Lógica, presentes em der Gedanke de 1918, não significam uma ruptura em relação ao pensamento anterior de Frege, mas em essência já estavam presentes no texto de publicação póstuma Lógica, de 1897. A novidade em der Gedanke é uma argumentação contra o Princípio de Imanência, que Frege verifica estar presente em toda a argumentação psicologista de seus contemporâneos. O conceito objetivo de verdade leva à postulação do terceiro reino, dos objetos não-reais e objetivos, ao qual o pensamento pertence.
[doi:http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v5i2.21487]
Downloads
Referências
COSTA, C. F.; FREGE, G. (1999). Estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. [DG]
FREGE, G. (1991). Posthumous writings. [LO]
PORTA, M. A. G. (2009). A crítica de Frege ao idealismo em Der Gedanke. Veritas–Revista de Filosofia da PUCRS, 54 (2).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).