A CONCEPÇÃO DE EMANCIPAÇÃO EM JÜRGEN HABERMAS
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v9i1.38729Palavras-chave:
Emancipação, Linguagem, Reflexão, Interação, Habermas.Resumo
Neste artigo objetiva-se apresentar os fundamentos e a concepção de emancipação em Jürgen Habermas no período de sua obra que engloba Teoria e práxis, Técnica e ciência como “ideologia” e Conhecimento e interesse. Trata-se de um recorte da tese A teoria da emancipação em Karl Marx e Jürgen Habermas. Para tal propósito analisa-se as concepções que fundamentam a problemática emancipatória habermasiana deste período. Neste sentido, os conceitos de trabalho, interação, linguagem, interesse, reflexão, reconstrução e ciência são apresentados também como os constituintes da dimensão emancipatória. E a concepção habermasiana de emancipação se constitui neste universo da linguagem, reflexão, interação e interesse.Downloads
Referências
DUPEYRIX, Alexandre. Compreender Habermas. Trad. Edson Bini. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e interesse. Trad. José N. Heck. Rio de Janeiro: Guanabara. 1987.
______. Conhecimento e interesse. Trad. Luiz Repa. São Paulo: Editora Unesp, 2014a.
______. Teoria e práxis: estudos de filosofia social. Trad. Rúrion Melo. São Paulo: Ed. Unesp. 2013.
______. Técnica e ciência como “ideologia”. Trad. Felipe Gonçalves Silva. São Paulo: Editora Unesp, 2014b.
LUCHI, José Pedro. A superação da filosofia da consciência em J. Habermas: a questão do sujeito na formação da teoria comunicativa da sociedade. 1999. Tese (Doutorado em filosofia) – Facultas Philosophiae, Pontificia Universitas Gregoriana, Roma.
NIELSEN, Kai. Can there be an emancipatory rationality? Crítica: Revista hispanoamericana de filosofía. V. 8, N. 24, 1976.
NOBRE, Marcos; REPA, Luiz (Orgs.). Habermas e a reconstrução. Sobre a categoria central da teoria crítica habermasiana. Campinas: Papirus. 2012.
REIS, Fábio Wanderley. Política e racionalidade: problemas da teoria e método de uma sociologia crítica da política. 2ª Ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.
REPA, Luiz. Apresentação à edição brasileira. In: HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e interesse. Trad. Luiz Repa. São Paulo: Editora Unesp, 2014a.
ROHDEN, Valério. Interesse da razão e liberdade. São Paulo: Ática. 1981.
SEVILLA, Sergio. La transformación materialista de la filosofía transcendental. Daimon, nº I. 1989. p. 159-175.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).