A POLÍTICA, O DESENTENDIMENTO E O MESTRE IGNORANTE
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v12i2.61462Palavras-chave:
Política, Desentendimento, Liberdade, Igualdade, RancièreResumo
o artigo pretende apresentar a concepção política desenvolvida por Jacques Rancière na obra O desentendimento aproximando-a de elementos da obra O mestre ignorante. Trata-se de uma concepção política que tem em seu centro a noção de desentendimento. Partindo da concepção aristotélica de política, Rancière desenvolve sua concepção enquanto um modo de subjetivação política em oposição a lógica policial, do confronto entre essa duas lógicas surgem novos sujeitos e objetos. A política e a democracia relacionam-se enquanto expressão da igualdade, modo de subjetivação singular que se inscreve como liberdade demandando a reparação de um dano, quando uma parcela dos sem parcela se inscreve enquanto pertencente ao mundo comum.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Política. In: Aristóteles. Trad. Therezinha Monteiro Deutsch, Baby Abrão. São Paulo: Nova Cultural, 2004, Col. Pensadores.
NEGRI, Antonio; HARDT, Michael. Declaração Isto não é um manifesto. Trad. Carlos Sckak. São Paulo: n-1 edições, 2014.
RANCIÈRE, Jacques. O desentendimento política e filosofia. Trad. Ângela Leite Lopes. São Paulo: Editora 34, 1996.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante cinco lições sobre emancipação intelectual. Trad. Lílian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Matheus Maria Beltrame
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).