CULTURA DOS DIALETOS E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: A SOCIEDADE DOS MASS MEDIA, EM GIANNI VATTIMO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v10i1.41265Palavras-chave:
Pós-modernidade, Mass Media, Cultura dos Dialetos, Experiência Estética.Resumo
O presente estudo trata-se de uma discussão com vistas à investigação em torno da maneira como Gianni Vattimo tece uma reflexão filosófica sobre a “pós-modernidade”. Mediante o pensamento deste filósofo italiano, aponta-se, a partir de suas argumentações em torno do pós-moderno, para a necessidade de se refletir acerca das condições atuais em relação à cultura e da nova forma de compreensão de mundo para a sociedade contemporânea, pois que, conforme Vattimo, se deve pensá-la, em seu conjunto, como algo que não se limita a leituras parciais de seu contexto. Para tanto, recorre-se às interpretações de Vattimo em torno do pensamento de filósofos, tais quais Friedrich Nietzsche e Martin Heidegger, nos quais encontramos bases necessárias para uma crucial compreensão do nosso tempo e, consequentemente, o desdobramento de seus pensamentos filosóficos sobre a temática. Assim, propõe-se uma reflexão sobre as novas experiências advindas com a pós-modernidade, notadamente sobre a atuação dos mass media nessa sociedade, procurando elucidar a nova configuração cultural presente na assim chamada sociedade pós-moderna e, consequentemente, a atuação dos mass media nessa sociedade globalizada, principalmente mediante a leitura da obra A Sociedade Transparente, visando sua proposta de emancipação do pensamento, tendo em vista ser possível apresentar a cultura dos dialetos e a experiência artística presente neste contexto cultural, como sendo característico do que se chamará de uma sociedade dos media.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W.. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1985.
ALMEIDA, Rogério M.. A fragmentação da cultura e o fim do sujeito. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
ANDERSON, Perry. As origens da pós-modernidade. Tradução Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1999.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BODEI, Remo. A Filosofia do século XX. Tradução Modesto Florenzano. São Paulo: EDUSC, 2000.
CHAUI, Marilena. Simulacro e poder: uma análise da mídia. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2006.
HEIDEGGER, Martin. O Fim da Filosofia e a Tarefa do Pensamento. Conferências e Escritos Filosóficos. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Tradução por Ricardo Corrêa Barbosa. José Olympio, 2008.
NIETZSCHE, Friedrich. II Consideração Intempestiva sobre a utilidade e os inconvenientes da Historia para a vida. In: ______. Escritos sobre História. São Paulo: Loyola, 2005.
SILVA, Reginaldo O.. O Pós-moderno explicado às diferenças: a sociedade dos mass media em Gianni Vattimo. Argumentos – Revista de Filosofia. Ano 3, Nº. 6, p. 149-160, 2011.
TEIXEIRA, Evilázio B.. Aventura Pós-moderna e sua sombra. São Paulo: Paulus, 2005.
VATTIMO, Gianni. O fim da modernidade: hermenêutica e niilismo na cultura pós-moderna. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
VATTIMO, Gianni. Sociedade transparente. Tradução Hossein Shooja e Isabel Santos. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1992.
VATTIMO, Gianni; ROVATTI, A.P. Il Pensiero Debole. Milano: Feltrinelli Editore, 1983.
VATTIMO, Gianni. As Aventuras da Diferença: o que significa pensar depois de Heidegger e Nietzsche [1980]. Lisboa: Edições 70, 1988.
VATTIMO, Gianni. A filosofia e o declínio do Ocidente. Revista FAMECOS, [S.l.], v. 1, n. 10, abr. 2008. ISSN 1980-3729. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index. php/revistafamecos/article/view/3027>. Acesso em: 05 Mar. 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).