HANS JONAS E OS PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS DO DARWINISMO: A IDEIA MODERNA DE ORIGEM E SUA APLICAÇÃO MECANICISTA AO REINO DA VIDA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v9i4.43234Palavras-chave:
Mechanism. Dualism. Life. Science. Ontology.Resumo
Este artigo trata dos pressupostos filosóficos que norteiam o darwinismo a partir da perspectiva de Hans Jonas e sua crítica ao dualismo ainda presente no existencialismo. Enfatizando o papel do dualismo na tradição filosófica e suas reverberações dentro da visão científica moderna, a vida biológica em seu sentido mais fundamental se viu fragmentada pela interpretação mecanicista proporcionada pelo cartesianismo e pela ideia moderna de origem que alimentam o niilismo e a perspectiva do nada diante de uma ontologia da morte em oposição a uma ontologia da vida.Downloads
Referências
DESCARTES. Discurso do método. Tradução de J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. – São Paulo: Nova Cultural, 1996. Pp. 61-115. (Col. Os Pensadores).
______. Meditações. Tradução de J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Nova Cultural. 1996. pp. 241-319. (Col. Os Pensadores).
DIEGUES, A. C. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo: Hucitec. 1996.
DILTHEY, W. Introdução às Ciências Humanas. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
HEIDEGGER, M. Ser e Tempo I e II. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2006.
HOBBES, Thomas. Leviatã. Tradução de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. – São Paulo: Nova Cultural, 1997. Pp. 27-485. (Col. Os Pensadores).
HUSSERL, Edmund. A crise das ciencias europeias e a fenomenología transcendental: uma introdução à filosofía fenomenológica. Tradução de Diogo Falcão Ferrer. – 1ª ed. – Rio de Janeiro: Forense Universitaria, 2012.
JONAS, Hans. El principio de responsabilidad – Ensayo de una ética para la civilización tecnológica. Tradução de Javier Mª Fernández Retenaga. – Barcelona: Herder Editorial. 2004.
______. O princípio vida: Fundamentos para uma biologia filosófica. Tradução de Carlos Almeida Pereira. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
______. O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Tradução de Marijane Lisboa e Luiz Barros Montez. – Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. Puc-Rio, 2006.
______. Técnica, medicina e ética: sobre a prática do princípio de responsabilidade. Tradução do Grupo de Trabalho Hans Jonas da AMPOF. – São Paulo: Paulus, 2013.
NOVAES. Adalto (Org). A Crise da Razão. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
OLIVEIRA, Joelson. Compreender Hans Jonas. Petrópolis: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).