“CORPODER – FILOSOFIAS DECOLONIAIS: CORPOS, PODERES E SABERES”: GRUPO DE PESQUISA-AÇÃO E ENSINO DE FILOSOFIA

Autores

  • Joana Tolentino

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41659

Palavras-chave:

ensino de filosofia, cânone filosófico, filosofias decoloniais.

Resumo

Esse texto reflete sobre as atividades do Corpoder – Filosofias decoloniais: corpos, poderes e saberes, grupo de pesquisa-ação que trabalha com filosofias decoloniais no Colégio Pedro II, escola pública brasileira federal de educação básica. O grupo busca tensionar o cânone filosófico e denunciar os silenciamentos impostos por um rígido modelo hegemônico excludente. Também é objetivo do grupo propor inovações nas estratégias de ensino em filosofia. Interessa-nos aqui investigar a potência de resistência e transformação micropolítica dessas ações localizadas e seus impactos sobre a filosofia e seu ensino.

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Publicado

27-10-2018

Edição

Seção

ENSINO DE FILOSOFIA, SOCIEDADE E PODER