O INCÔMODO FILOSÓFICO NEGRO E A PALAVRA COMUM

Autores

  • Jorge Alves de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41660

Palavras-chave:

Palavra, ler o mundo, incômodo filosófico, exercício da fala, etnia negra.

Resumo

A educação escolar pública, frente à questão étnica negra contextualizada a partir da Lei 10.639/03 deve sentir-se desafiada a promover ações pedagógicas que contribuam com o processo de ocupação de espaço daqueles que historicamente são preteridos das grandes instâncias de decisão da sociedade, bem como oportunizar àqueles que se perpetuam na colocação das pautas outros olhares sobre os temas em comum – questões públicas. Para tanto é oportuno recuperar Freire (1987) em sua postulação sobre o ‘pronunciar o mundo com a palavra’. Seja palavra falada ou palavra escrita tal pronúncia é geradora de caminhos de transformação. É fato, contudo, que tal atitude converte-se no grande ‘incômodo filosófico’ exigindo de todos amplo “repertório filosófico”, como sinaliza Severino (2013). Este texto apresenta o ‘exercício da fala’ como importante instrumento para que com a palavra compartilhada os pares, mesmo sendo diferentes, mas emancipados possam construir outras relações promotoras de justiça (equidade) e de dignidade.

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Publicado

27-10-2018

Edição

Seção

ENSINO DE FILOSOFIA, SOCIEDADE E PODER