O INCÔMODO FILOSÓFICO NEGRO E A PALAVRA COMUM
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41660Palavras-chave:
Palavra, ler o mundo, incômodo filosófico, exercício da fala, etnia negra.Resumo
A educação escolar pública, frente à questão étnica negra contextualizada a partir da Lei 10.639/03 deve sentir-se desafiada a promover ações pedagógicas que contribuam com o processo de ocupação de espaço daqueles que historicamente são preteridos das grandes instâncias de decisão da sociedade, bem como oportunizar àqueles que se perpetuam na colocação das pautas outros olhares sobre os temas em comum – questões públicas. Para tanto é oportuno recuperar Freire (1987) em sua postulação sobre o ‘pronunciar o mundo com a palavra’. Seja palavra falada ou palavra escrita tal pronúncia é geradora de caminhos de transformação. É fato, contudo, que tal atitude converte-se no grande ‘incômodo filosófico’ exigindo de todos amplo “repertório filosófico”, como sinaliza Severino (2013). Este texto apresenta o ‘exercício da fala’ como importante instrumento para que com a palavra compartilhada os pares, mesmo sendo diferentes, mas emancipados possam construir outras relações promotoras de justiça (equidade) e de dignidade.Downloads
Referências
AGÊNCIA HAEDES. https://economia.estadao.com.br/blogs/radar-da-propaganda/na-publicidade-brasileira-mais-de-90-dos-protagonistas-ainda-sao-brancos/
ARISTÓTELES. Política. Brasília: Editora UNB, 1988.
CASTRO, Celso. Evolucionismo cultural. RJ: Jorge Zahar Editor, 2005.
CHIAVENATO, Júlio J. O negro no Brasil. SP: Brasiliense, 1986.
CLASTERS, Pierre. A sociedade contra o Estado. RJ: Editora Francisco Alves, 1998.
CONAE – http://conae2014.mec.gov.br/images/pdf/doc_referencias.pdf
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
______. Pedagogia do Oprimido. RJ: Paz e Terra, 1987.
______. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. SP: Cortez Editora, 2011.
GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. RJ: Paz e Terra, 1998.
Lei nº 10.639/03 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm
MORIN, B. O homem, quem é ele? – Elementos de Antropologia Filosófica. SP: Paulus. 2005.
PLATÃO. Apologia de Sócrates. SP: Atena Editora, 1957.
PLATÃO. Crátilo. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. RJ: Graphia Editorial, 2008.
SAVATER, Fernando. Ética para meu filho. SP: Martins Fontes. 1999.
SCHELLER, Fernando. Na publicidade brasileira, mais de 90% dos protagonistas ainda são brancos. https://economia.estadao.com.br/blogs/radar-da-propaganda/na-publicidade-brasileira-mais-de-90-dos-protagonistas-ainda-sao-brancos/ (21/03/2016)
SEVERINO, Antônio J. Como ler um texto de filosofia. SP: Paulus, 2013.
VIGOTSKY, Lev S. Pensamento e Linguagem. SP: Martins Fontes, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).