AS HUMANIDADES E A FILOSOFIA NA FORMAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41665Palavras-chave:
ensino de filosofia, humanidades, democracia.Resumo
Diante do amplo conjunto de questões relacionadas à presença da filosofia nos currículos escolares, propõe-se neste artigo a investigação de argumentos, formulados por Martha Nussbaum, em favor de uma educação humanista e democrática e a avaliação de sua relevância no contexto brasileiro atual.Downloads
Referências
ALVES, Dalton José. A filosofia no ensino médio: ambiguidades e contradições na LDB. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.
FÁVERO, Altair Alberto; Ceppas, Filipe; Gontijo, Pedro Ergnaldo; Gallo, Silvio; Kohan, Walter Omar. O ensino de filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais. In: CADERNOS CEDES 64: A filosofia e seu ensino. Campinas, vol. 24, n. 64, set/dez 2004, p. 257-280.
NUSSBAUM, M. Sem fins lucrativos. Por que a democracia precisa das humanidades. São Paulo: Martins Fontes, 2015 (1ª edição original: 2010).
PÉCORA, Alcir. Resenha: Por que a democracia precisa das Humanidades. Ensino Superior Unicamp, 2011. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/livros/por-que-a-democracia-precisa-das-humanidades (acesso: 01/05/2018).
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo : Cia das Letras, 2000.
UNESCO. La Philosophie, une Ecole de la Liberté - Enseignement de la philosophie et apprentissage du philosopher: état des lieux et regards pour l'avenir. Paris: UNESCO, 2007. (Tradução para o espanhol por UNESCO, 2011).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).