ERASMO DE ROTTERDAM E O "CICERONIANUS" (1528): A RETÓRICA E A EXEGESE NO CONTEXTO DO SÉCULO XVI
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v10i1.41756Palavras-chave:
Erasmo de Rotterdam, Lorenzo Valla, Retórica, Exegese, AlegoriaResumo
Em 1528, o humanista holandês escreveu o Ciceronianus, para criticar a retórica dos humanistas italianos e a maneira como imitavam a eloquência de Cicero. Mas o que estava no centro do debate era a estilística de Lorenzo Valla. Apesar das diferenças, Erasmo e os italianos tinham alguma coisa em comum, isto é, para ambos, a eloquência de Valla deveria ser exaltada. No entanto, o que o humanista não tolerava era a imitação que os italianos faziam de Cicero, pois além da preocupação com o sentido das palavras, com o purismo literário (as mesmas preocupações de Valla e de Erasmo), eles valorizavam além do necessário o discurso epidítico ciceroniano, que dizia respeito à história de Roma, para exaltar os valores cristãos.
Downloads
Referências
BIGNOTTO, N. Origens do republicanismo moderno. Belo Horizonte: UFMG, 2001.
CHOMARAT, J. Grammaire et rhétorique chez Erasme, 2 vol. Paris: Les belles Lettres, 1981.
ERASMI. Opera Omnia. F. Leyde: J.J. Clericus, 1703-1706.
ERASMUS. Opera Omnia. Ciceronianus. Amsterdam: North-Holland Publishing Company, 1971.
________ Ratio verae Theologiae, 1518. 278, 18-21.
GODIN, A. Érasme lecteur d’Origène. Genève: Librairie Droz, 1982.
La diffusione europea del pensiero del Valla. Aos cuidados de Mariangela Regoliosi e Clementina Marsico. Tommo II. Artigo de Sarah Charbonnier: L'Oration in principio Studii de Valla e le Ciceronianum d'Érasme: deux visions contradictoires de l'Humanisme romain? Firenze: Edizioni Polistampa, 2013.
NASCIMENTO, Sidnei. Erasmo de Rotterdam: humanismo e tolerância. Ideação (UEFS), v. 01, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).