O QUILOMBISMO:

UMA EXPRESSÃO DA FILOSOFIA POLÍTICA AFROPERSPECTIVISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v10i2.49174

Palavras-chave:

Filosofia Política Afroperspectivista, Projeto, Agência Negra, Quilombismo

Resumo

O presente artigo intenta fazer uma análise introdutória sobre o que é a Filosofia Política Afroperspectiva para, a partir dessa concepção, analisar em que medida o Quilombismo, movimento e projeto político de sociedade, proposto pelo filósofo Abdias Nascimento, pode ser compreendido como expressão de uma filosofia política afro-brasileira (afroperspectivista). Parte-se do princípio que a população negra é, historicamente, vítima de um sistema político ágorofóbico, que silenciou sua agência política e que a filosofia afroperspectivista vem resgatar a agência e memória cultural, intelectual e política dos povos diaspóricos. Em tom conclusivo, o presente texto apresenta o pensamento de Abdias Nascimento como expressão da filosofia política afro-brasileira ao evidenciar o caráter libertário e revolucionário do projeto de Estado Nacional Quilombista. Reitera a importância de a filosofia política resgatar e investigar outros projetos de sociedade que tenham como eixo a verdadeira liberdade dos povos, sobretudo, o povo preto e indígena se, de fato, queremos um projeto de futuro, de sociedade em que todos possam bem viver

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Silva Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Filosofia – PPGF/UFRJ.  Co-coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Filosofia Política Africana, do Laboratório de Africologia e Estudos Ameríndios -GERU MAA/UFRJ.Pesquisadora Associada ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – NEAB/UFU.Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). E-mail: professoralorenaoliveira@gmail.com.

Referências

CARDOSO, Lourenço. A branquitude acrítica revisitada e a branquidade. Revista da ABPN, Florianópolis, v. 6, n. 13,p. 88-106, mar./jun. 2014.

CARNEIRO, Sueli Aparecida. A construção do Outro como Não-Ser como fundamento do Ser. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, SãoPaulo, 2005. 339p. Disponível em <https://negrasoulblog.files.wordpress.com/2016/04/a-construc3a7c3a3o-do-outro-como-nc3a3o-ser-como-fundamento-do-ser-sueli-carneiro-tese1.pdf> Acesso 01 jun. 2019

DE MORAES, Wallace. Governados por quem? Diferentes plutocracias nas histórias políticas de Brasil e Venezuela. Curitiba: Editora Prismas, 2018.

DUPUIS-DÉRI, Francis. Quem tem medo do povo? O debate entre Ágora-fobia Política e Ágora-filia Política. Revista Estudos Libertários (REL), UFRJ, vol.1. Disponível em <https://revistas.ufrj.br/index.php/estudoslibertarios/article/view/24084/13884> Acesso em 22 mai. 2019.

LIMEIRA, Jose Carlos. Insônias. Disponível em <http://leituraspretas.blogspot.com/2014/11/jose-carlos-limeira-paginas-negras.html> Acesso 10 jun. 2019.

NASCIMENTO, Abdias do. O Quilombismo. Petrópolis: Vozes, 1980.

____________________. O Quilombismo. São Paulo: Editora Perspectiva, Rio de Janeiro: Ipeafro, 2019.

NGOENHA, Severino Elias. Os tempos da filosofia: filosofia e democracia moçambicana. Maputo. Imprensa Universitária, 2004.

__________________. Filosofia africana das independências às liberdades. Maputo. Edições Paulistas – África, 1993.

NOGUERA, Renato. O Ensino de Filosofia e a Lei 10.639. Rio de Janeiro: CEAP, 2011.

_________________. infantilização, ubuntu e tekoporã: elementos gerais para educação e ética afroperspectivistas.Childhood&Philosophy, Rio de Janeiro, v. 14, n. 31, set.-dez. 2018, pp. 625-644. Disponível em<https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/view/36200/26377> Acesso em 30 jun.2019.

SANTOS, Gislene Aparecida dos. A invenção do “ser negro”: um percurso das ideias que naturalizaram a inferioridade dos negros. São Paulo: Educ/Fapesp, Rio de Janeiro: Pallas, 2002, 176p

Downloads

Publicado

21-11-2019

Edição

Seção

POLÍTICAS DE RESISTÊNCIA: Epistemicídio e Genocídio