COMUNALISMO AFRICANO:
O ANARQUISMO COMO UM MODO DE VIDA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v11i2.53967Palavras-chave:
Filosofia política africana, Comunalismo africano, AnarquismoResumo
Este artigo, tendo como principal subsidio teórico a obra Anarquismo Africano: a história de um movimento, de Sam Mbah & I.E. Igariwey (2018), tem como objetivo principal apresentar a existência de “elementos anarquistas” na estrutura organizacional de algumas sociedades tradicionais africanas, tornando possível aos autores afirmarem que o anarquismo, também, pode ser compreendido como um modo de vida. Para isso, irei apresentar aspectos gerais da teoria anarquista para, posteriormente, adentrar nas principais características que permitem os autores defenderem a existência de organizações comunais no continente africano e demonstrarem que o comunalismo/sociedades sem Estado não foi uma utopia anarquista.
Downloads
Referências
MBAH, Sam. Anarquismo africano: a história de um movimento. Rio de Janeiro: Rizoma, 2018. 145 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).