CÉZANNE E MERLEAU-PONTY:
VISIBILIDADE E EXPRESSÃO COMO EXALTAÇÃO DA VIDA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v13i2.63300Palavras-chave:
Merleau-Ponty, expressão criadora, arte, visão, estéticaResumo
O presente trabalho analisa uma possível poética da visibilidade na obra A dúvida de Cézanne de Merleau-Ponty. O ensaio escrito na mesma época da Fenomenologia da Percepção aborda a resposta do filósofo às inquietações que Cézanne possuía quanto ao valor de suas obras. Merleau-Ponty aproxima sua concepção fenomenológica da existência da cesura radical provocada na modernidade pela pintura de Cézanne. Nos concentramos principalmente no aspecto da visão, mais detalhada no decorrer do texto pelas pinturas de Cézanne que, uma vez marcadas pelo aspecto fenomenológico, são capazes de despertar no pensamento filosófico o encontro com os elementos primordiais da natureza das coisas. Tal encontro é engendrado pelo fenômeno da expressão criadora, como experiência pré-reflexiva, que transpõe o inaudito, o invisível, o informe do âmbito da arte para a experiência vivida. A pintura para Merleau-Ponty não possui caráter meramente representativo, mas instaurador de uma visibilidade ontológica. O filósofo antecipa neste ensaio a produção de uma onto-fenomenologia, que alia uma concepção não reprodutiva da arte à emergência do próprio ser.
Downloads
Referências
BITENCOURT, Amauri Carboni . Merleau-Ponty leitor de Cézanne: aprendendo a perceber e a expressar a natureza primordial. Peri , v. 8, n. 1, p. 242-260, 2016.
CÉZANNE, Paul. Correspondência. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
COSTA, Solange Aparecida de Campos. O enigma da visão: as possibilidades do corpo na fenomenologia de Merleau-Ponty. Argumentos: Revista de filosofia (ONLINE), ano 11, v. 21, p. 71-81, jan./jun. 2019.
FONTENELLE, Plínio Santos. Merleau-Ponty e o caráter paradoxal da semelhança nas imagens pictóricas. Dissertatio Revista de Filosofia. n. 42, p. 107-127. 2015.
LIMA, João Tiago Pedroso. Maurice Merleau-Ponty, Paul Cézanne e o problema da essência da pintura. Revista Filosofia de Coimbra. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Instituto de Estudos Filosóficos. v. 7, n.13, p.149-161, 1998.
MERLEAU-PONTY, Maurice. A dúvida de Cézanne. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. Trad. José Artur Gianotti e Armando Mora d’Oliveira. São Paulo: Perspectiva, 2003.
MOUTINHO, Luiz Damon Santos. Ontologia e artes em Merleau-Ponty. Revista Filosófica Aurora. Curitiba, v. 22, n. 31, p. 483-493, jul./dez. 2010.
MULLER, Marcos José. Merleau-Ponty acerca da expressão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.
RILKE, Rainer-Maria. Cartas sobre Cézanne. São Paulo: Editora 7 letras, 2006.
SCHAPIRO, Meyer. Impressionismo: reflexões e percepções. Trad. Ana Luiza Dantas Borges. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Solange Costa, Karla Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).