CÉZANNE E MERLEAU-PONTY:

VISIBILITY AND EXPRESSION AS AN EXALTATION OF LIFE

Authors

  • Solange Aparecida de Campos Costa Universidade Estadual do Piauí
  • Karla Sabrine Bandeira do Nascimento Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v13i2.63300

Keywords:

Merleau-Ponty, creative expression, art, vision, aesthetics

Abstract

The present work analyzes a possible poetics of visibility in Merleau-Ponty's The Doubt of Cézanne. The essay written at the same time as the Phenomenology of Perception thematizes the philosopher's response to Cézanne's concerns about the value of his works. Merleau-Ponty brings his phenomenological conception closer to the existence of the radical caesura provoked in modernity by Cézanne's painting. We focus mainly on the aspect of vision, more detailed throughout the text by Cézanne's paintings that, once marked by the phenomenological aspect, are able to awaken in philosophical thought the encounter with the primordial elements of the nature of things. Such an encounter is engendered by the phenomenon of creative expression, as a pre-reflective experience, which transposes the unprecedented, the invisible, the formless from the scope of art to the lived experience.The paint for Merleau-Ponty does not have a merely representative character, but establishes an ontological visibility. In this essay, the philosopher anticipates the production of an onto-phenomenology, which combines a non-reproductive conception of art with the emergence of being.

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Author Biographies

Solange Aparecida de Campos Costa, Universidade Estadual do Piauí

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999), Mestrado em Letras (Área de Estudos Literários) pela Universidade Federal do Paraná (2007) e Doutorado em Filosofia (Área de Metafísica) pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Parnaíba e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do Piauí (PPGFIL/UFPI), na linha de pesquisa: Linguagem, Conhecimento e Mundo. É membro permanente do Mestrado Profissional em Filosofia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) (PROF-FILO) e colaboradora do Mestrado Profissional em História da Universidade Estadual do Piauí. (UESPI) (PROF-HISTORIA) Atua como membro do Comitê Interno de Pesquisa e Inovação Tecnológica CIPIT/UESPI, na área de Ciências Humanas. É membro do Banco de Avaliadores (Basis) do INEP/MEC desde 2018 e atua como avaliadora Ad hoc para cursos de graduação em filosofia (presencial e EaD). É membro permanente do GT de Filosofia e Gênero da ANPOF. Trabalha com os seguintes temas: Interfaces entre Filosofia e Literatura. Tragédia grega. Estética e filosofia da arte em Rancière, Didi-Huberman e Danto. Fenomenologia e ontologia da obra de arte em Merleau-Ponty, Nietzsche e Heidegger. Linguagem e poesia em Hölderlin. Filosofia e Gênero.

Karla Sabrine Bandeira do Nascimento, Universidade Federal do Piauí

Karla Sabrine Bandeira do Nascimento - Graduada em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) em 2019. Mestranda em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL). Área : Filosofia. Linha de Pesquisa: Linguagem, conhecimento e mundo. 

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Published

2022-09-23

Issue

Section

Papers