CÉZANNE E MERLEAU-PONTY:

VISIBILIDADE E EXPRESSÃO COMO EXALTAÇÃO DA VIDA

Autores

  • Solange Costa Universidade Estadual do Piauí
  • Karla Nascimento Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v13i2.63300

Palavras-chave:

Merleau-Ponty, expressão criadora, arte, visão, estética

Resumo

O presente trabalho analisa uma possível poética da visibilidade na obra A dúvida de Cézanne de Merleau-Ponty. O ensaio escrito na mesma época da Fenomenologia da Percepção aborda a resposta do filósofo às inquietações que Cézanne possuía quanto ao valor de suas obras. Merleau-Ponty aproxima sua concepção fenomenológica da existência da cesura radical provocada na modernidade pela pintura de Cézanne. Nos concentramos principalmente no aspecto da visão, mais detalhada no decorrer do texto pelas pinturas de Cézanne que, uma vez marcadas pelo aspecto fenomenológico, são capazes de despertar no pensamento filosófico o encontro com os elementos primordiais da natureza das coisas. Tal encontro é engendrado pelo fenômeno da expressão criadora, como experiência pré-reflexiva, que transpõe o inaudito, o invisível, o informe do âmbito da arte para a experiência vivida. A pintura para Merleau-Ponty não possui caráter meramente representativo, mas instaurador de uma visibilidade ontológica. O filósofo antecipa neste ensaio a produção de uma onto-fenomenologia, que alia uma concepção não reprodutiva da arte à emergência do próprio ser.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Costa, Universidade Estadual do Piauí

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999), Mestrado em Letras (Área de Estudos Literários) pela Universidade Federal do Paraná (2007) e Doutorado em Filosofia (Área de Metafísica) pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Parnaíba e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do Piauí (PPGFIL/UFPI), na linha de pesquisa: Linguagem, Conhecimento e Mundo. É membro permanente do Mestrado Profissional em Filosofia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) (PROF-FILO) e colaboradora do Mestrado Profissional em História da Universidade Estadual do Piauí. (UESPI) (PROF-HISTORIA) Atua como membro do Comitê Interno de Pesquisa e Inovação Tecnológica CIPIT/UESPI, na área de Ciências Humanas. É membro do Banco de Avaliadores (Basis) do INEP/MEC desde 2018 e atua como avaliadora Ad hoc para cursos de graduação em filosofia (presencial e EaD). É membro permanente do GT de Filosofia e Gênero da ANPOF. Trabalha com os seguintes temas: Interfaces entre Filosofia e Literatura. Tragédia grega. Estética e filosofia da arte em Rancière, Didi-Huberman e Danto. Fenomenologia e ontologia da obra de arte em Merleau-Ponty, Nietzsche e Heidegger. Linguagem e poesia em Hölderlin. Filosofia e Gênero.

Karla Nascimento, Universidade Federal do Piauí

Karla Sabrine Bandeira do Nascimento - Graduada em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) em 2019. Mestranda em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL). Área : Filosofia. Linha de Pesquisa: Linguagem, conhecimento e mundo. 

Referências

BITENCOURT, Amauri Carboni . Merleau-Ponty leitor de Cézanne: aprendendo a perceber e a expressar a natureza primordial. Peri , v. 8, n. 1, p. 242-260, 2016.

CÉZANNE, Paul. Correspondência. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

COSTA, Solange Aparecida de Campos. O enigma da visão: as possibilidades do corpo na fenomenologia de Merleau-Ponty. Argumentos: Revista de filosofia (ONLINE), ano 11, v. 21, p. 71-81, jan./jun. 2019.

FONTENELLE, Plínio Santos. Merleau-Ponty e o caráter paradoxal da semelhança nas imagens pictóricas. Dissertatio Revista de Filosofia. n. 42, p. 107-127. 2015.

LIMA, João Tiago Pedroso. Maurice Merleau-Ponty, Paul Cézanne e o problema da essência da pintura. Revista Filosofia de Coimbra. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Instituto de Estudos Filosóficos. v. 7, n.13, p.149-161, 1998.

MERLEAU-PONTY, Maurice. A dúvida de Cézanne. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. Trad. José Artur Gianotti e Armando Mora d’Oliveira. São Paulo: Perspectiva, 2003.

MOUTINHO, Luiz Damon Santos. Ontologia e artes em Merleau-Ponty. Revista Filosófica Aurora. Curitiba, v. 22, n. 31, p. 483-493, jul./dez. 2010.

MULLER, Marcos José. Merleau-Ponty acerca da expressão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

RILKE, Rainer-Maria. Cartas sobre Cézanne. São Paulo: Editora 7 letras, 2006.

SCHAPIRO, Meyer. Impressionismo: reflexões e percepções. Trad. Ana Luiza Dantas Borges. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

Downloads

Publicado

23-09-2022

Edição

Seção

Artigos