INSPIRAÇÃO, ARTE DO IMPROVISO E ELABORAÇÃO ARTÍSTICA:
REFLEXÕES A PARTIR DA ESTÉTICA DE HEGEL
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v14i2.67880Palavras-chave:
Poesia, Inspiração, Improvisação, Elaboração Artística, HegelResumo
O presente artigo tem por objetivo desenvolver uma compreensão filosófica do papel da inspiração na elaboração artística a partir da concepção estabelecida por F. Hegel em seu Curso de Estética. Para tanto, toma-se aqui como paradigma de composição inspirada e elaboração artística a arte de improviso, típica do trabalho poético de artistas populares brasileiros, uma vez que o próprio Hegel toma a arte de improviso italiana como exemplar ideal para sua análise. Levando em conta as posições estabelecidas, de um lado, por Carlos Drummond de Andrade, para quem a inspiração assume um papel fundamental na experiência de elaboração poética, e, de outro lado, por João Cabral de Melo Neto, para quem, na poesia moderna trata-se muito mais de transpiração do que de inspiração, procuraremos mostrar como no pensamento hegeliano podemos notar que a inspiração e o trabalho da arte são ambos decisivos na criação artística. Mostraremos como essa síntese encontra-se perfeitamente desenvolvida na Poesia Popular de Improviso.
Downloads
Referências
HEGEL, G. W. Friedrich. Cursos de Estética. Volume 1, trad. Marco Aurélio Werle. São Paulo: EDUSP, 2015.
MELO NETO, João Cabral de. Poesia e Composição: A inspiração e o trabalho da arte. Coimbra: Angelus Novus, 2003.
MONTEIRO, Ângelo. A supra-individualidade da Poesia e um novo conceito de inspiração. Revista Perspectiva Filosófica, v. I, n. 27, p. 57-62, jan./jun., 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gilfranco Lucena dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).