A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E A DESCOBERTA DE SENTIDO NA LOGOTERAPIA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v14i2.67882Palavras-chave:
Estética filosófica, Sentido da vida, LogoterapiaResumo
As formas de percepções de qualidades estéticas nas experiências estéticas vivenciadas estão relacionadas à dimensão noológica da pessoa humana. O objetivo deste artigo é demonstrar a interface entre a estética filosófica e a logoterapia através de uma reflexão sobre a experiência de descoberta de sentido através da arte. Para relacionar os conhecimentos da abordagem psicológica supracitada com essa área da filosofia foi realizado um estudo de base fenomenológica das obras de Viktor Frankl, bem como um estudo filosófico da obra de Maria E. Reicher. Evidencia-se que uma das vias de encontro de sentido são os valores vivenciais. Esta se relaciona com as experiências estéticas que o sujeito é capaz de perceber e vivenciar ao longo da vida.
Downloads
Referências
FRANKL, Viktor Emil. A vontade de sentido: fundamentos e aplicações da logoterapia. Tradução de Ivo Studart Pereira. São Paulo: Paulos, 2011.
FRANKL, Viktor Emil. Em busca de Sentido: um psicólogo no campo de concentração. Tradução de Walter O. Schlupp, Carlos C. Aveline. 51. ed. São Leopoldo: Sinodal; Petropólis: Vozes, 2020a.
FRANKL, Viktor Emil. Psicoterapia e existencialismo: textos selecionados em logoterapia. Tradução de Ivo Studart Pereira. 1. ed. São Paulo: É realizações, 2020b.
FRANKL, Viktor Emil. Psicoterapia e sentido da vida: fundamentos da logoterapia e análise existencial. Tradução de Alípio Maia de Castro. 7. ed. São Paulo: Quadrante, 2019.
FRANKL, Viktor Emil. Um sentido para a vida: psicoterapia e humanismo. Tradução de Victor Hugo Silveira Lapenta. Aparecida: Ideias & Letras, 2005.
REICHER, Maria Elizabeth. Introdução à estética filosófica. Tradução de Monika Ottermann. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
SANTOS, Gilfranco Lucena dos. Edith Stein e o valor estético. In: CARVALHO, Marcelo; CARONE, André Medina; TOURINHO, Carlos; MACEDO, Cecília Cintra Carvalho de; FILHO, Juvenal Savian (Org.). Fenomenologia, religião e psicanálise. São Paulo: [s.n.], 2015, p. 241-253.
SCRUTON, Roger Vernon. Beleza. Tradução de Hugo Langone. São Paulo: É Realizações, 2013.
STEIN, Edith. Beiträge zur philosophischen Begründung der Psychologie und der Geisteswissenchaften/ Eine Untersuchung über den Staat. 2. ed. Tübingen: Max Niemeyer, 1970. Título traduzido: Contribuições para uma fundamentação filosófica da psicologia e das ciências do espírito/ Uma investigação sobre o Estado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Laleska Kimberly Pereira Claudino, Gilfranco Lucena dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).