UMA BREVE HISTÓRIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL:
ALGUNS DISCURSOS EM EVIDÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70227Palavras-chave:
História do Ensino de Filosofia, Ensino de Filosofia, Ensinar a FilosofarResumo
No Brasil, o Ensino de Filosofia se tornou um tema de pesquisa que, nos últimos vinte anos, gerou um acervo bibliográfico significativo. Atualmente, a comunidade de pesquisadores/as em Ensino de Filosofia tem afirmado a existência de um campo de conhecimento em seu nome, desde o qual se tem reivindicado a sua institucionalização como uma subárea de pesquisa da Filosofia. Nesse contexto, este artigo pergunta pelos movimentos e discussões em nome do Ensino de Filosofia que o caracterizam historicamente. Portanto, objetiva contar a história recente do Ensino de Filosofia no Brasil, mais precisamente na sua interface com a Educação Básica, relatando-a a partir de três momentos: (1) quando a Filosofia deixa de ser disciplina obrigatória no currículo do, então, segundo grau, entre as décadas de 1960 a 1980; (2) quando a LDBEN/96 reconhece a importância dos conhecimentos de Filosofia na formação escolar, na década de 1990; (3) quando a Filosofia retorna ao currículo do Ensino Médio como disciplina obrigatória. Nesse percurso, caracteriza-se as discussões em cada período considerado e conclui-se que o Novo Ensino Médio coloca ao Ensino de Filosofia uma nova demanda: refletir sobre os sentidos do ensino da Filosofia com base na aprendizagem e avaliação de competências e habilidades.
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