A SABEDORIA DE ULISSES E AS DIMENSÕES FORMATIVAS DO PROFESSOR DE FILOSOFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70232

Palavras-chave:

Ulisses, educar pelo exemplo, BNCC, formação docente, ensino de filosofia

Resumo

Os estudos sobre a filosofia decolonial em muitos momentos se encontram com a antropologia. Para as antigas civilizações o mundo é dotado de sentido e repleto de intervenções divinas. Em certo sentido, ao retomarmos a Grécia homérica, podemos ser inspirados por uma visão de mundo e de ensinamentos que tratam da fragilidade de nossa condição humana e da nossa luta diária, mas acima de tudo na ideia de educar pelo exemplo que nos permitem aproximações e transposições com o tempo presente. Destarte, é na figura de Ulisses e sua sabedoria que centraremos nossos esforços para considerarmos as dimensões formativas do professor de filosofia e se há ou não correspondência com a BNCC, bem como consideraremos em que medida a figura do professor de filosofia potencializa ou não seu ensino.

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Publicado

30-06-2024

Edição

Seção

GÊNERO, DECOLONIALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE