A SABEDORIA DE ULISSES E AS DIMENSÕES FORMATIVAS DO PROFESSOR DE FILOSOFIA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70232Palavras-chave:
Ulisses, educar pelo exemplo, BNCC, formação docente, ensino de filosofiaResumo
Os estudos sobre a filosofia decolonial em muitos momentos se encontram com a antropologia. Para as antigas civilizações o mundo é dotado de sentido e repleto de intervenções divinas. Em certo sentido, ao retomarmos a Grécia homérica, podemos ser inspirados por uma visão de mundo e de ensinamentos que tratam da fragilidade de nossa condição humana e da nossa luta diária, mas acima de tudo na ideia de educar pelo exemplo que nos permitem aproximações e transposições com o tempo presente. Destarte, é na figura de Ulisses e sua sabedoria que centraremos nossos esforços para considerarmos as dimensões formativas do professor de filosofia e se há ou não correspondência com a BNCC, bem como consideraremos em que medida a figura do professor de filosofia potencializa ou não seu ensino.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Junito De Souza. Mitologia Grega e Latina. Vol. III. Petrópolis: Ed. Vozes, 1987.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2000.
DELEUZE, Gilles. Proust e os Signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.
FÁVERO, Altair Alberto; CENTENARO, Bufon Junior; BUKOWSKI, Chaiane. Uma revolução controlada? A BNCC como política de centralização. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 19, n. 4. out./dez. 2021.
HOMERO. Ilíada. Tradução e prefácio de Frederico Lourenço. São Paulo: Penguin, Companhia das Letras, 2009.
HOMERO. Odisseia. Tradução de Trajano Vieira. São Paulo: Editora 34, 2018.
LA SALVIA, André Luis; CUNHA NETO, Osvaldo. O que pode o ensino de filosofia na BNCC? Revista Digital de Ensino de Filosofia, v. 7, 2021.
LEBRUN, Gerard. O Poder da Ciência. Revista Ensaios de Opinião, v. 5, 1977.
MELVILLE, Herman. Moby Dicky. São Paulo: Abril Cultural, 2012.
SEVERINO, Joaquim Antonio. Formação docente: conhecimento científico e saberes dos professores. Revista Arius: Revista de Ciências Humanas e Artes, v. 13, n. 2, jul./dez., 2007.
SHULMAN, Lee. Conhecimento e Ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 196-229, dez. 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Angela Zamora Cilento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).