NOTAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DO TEXTO FILOSÓFICO NAS PRÁTICAS ACADÊMICAS DE ENSINAR E APRENDER FILOSOFIA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70234Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Texto, UnespResumo
No departamento de Filosofia da Unesp em Marília, duas abordagens filosóficas foram historicamente consolidadas: a abordagem histórico-filosófica e a abordagem filosófico-interdisciplinar temática. Essas abordagens possuem peculiaridades em relação aos seus objetos de pesquisa, em relação ao modo como se relacionam com a história da Filosofia e ao modo como entendem o fazer filosófico. Essa dualidade é responsável por alimentar uma disputa dentro do itinerário formativo da instituição, corporificando-se nas aulas da graduação pelo modo como os professores lecionam. Porém, o texto filosófico desempenha um papel comum a ambas as abordagens, tornando-se objeto central na formação em filosofia. Pelo modo como o texto parece ser utilizado, a relação estabelecida em sala de aula entre professor e aluno ocorre através da mediação do texto. Esse tipo de abordagem está assegurado em pressupostos didáticos e pedagógicos, e não propriamente filosóficos. Assim, enquanto as abordagens divergem em seus métodos e focos, o texto filosófico permanece como um elemento unificador, porém, não filosófico. Para abordar a relação entre texto filosófico e a formação em Filosofia, iremos lançar mão de documentos institucionais e de autores que pensam o Ensino de Filosofia.
Downloads
Referências
ARANTES, Paulo Eduardo. Um departamento francês de ultramar: Estudos sobre a formação da cultura filosófica uspiana (uma experiência dos anos 1960). São Paulo: Paz e Terra, 1994.
ARRUDA, Antonio Trajano Menezes. Filosofia Geral e problemas metafísicos. In: PRADO, L. L.; JUNIOR, K. S.; SCHLÜNZEN, E. T. M. (org.). Filosofia [recurso eletrônico]. Temas de Formação. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2013. p. 15–54.
ARRUDA, Antonio Trajano Menezes; MORAES, João Antonio de; GIROTTI, Marcio Tadeu. Entrevista com o Prof. Dr. Antonio Trajano Menezes Arruda. Kínesis. Marília, v. 5, n. 9, p. 1–20, 2013.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de Filosofia como problema filosófico. Trad. Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2009.
FAVARETTO, Celso Fernando. Notas sobre o ensino de Filosofia. In: ARANTES, P. E. et al. (Org.). A Filosofia e seu ensino. São Paulo: EDUC, 1993, p. 77–85.
GELAMO, Rodrigo Pelloso. O ensino da Filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de Filosofia? São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2009.
GOLDSCHMIDT, Victor. A Religião de Platão. Trad: Ieda e Oswaldo Porchat Pereira. 2. ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970 [1953].
LEOPOLDO E SILVA, Franklin. História da Filosofia: centro ou referencial? In: NIELSEN NETO, H. (org.). O ensino de Filosofia no 2o Grau. São Paulo: SOFIA Editora SEAF, 1986. p. 153–163.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
MAIOTTI, Á. de S. Caminhos literários do Ensino de Filosofia. Revista Digital de Ensino de Filosofia, Santa Maria, v.5, n.2, 2019.
PIAIA, Gregorio. Prefácio. In: MARQUES, U. R. de A. A Escola Francesa De Historiografia Da Filosofia. São Paulo: Editora Unesp, 2007. p. 11–14.
PORTA, Mario Ariel González. A filosofia a partir de seus problemas. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
RODRIGUES, Augusto; GELAMO, Rodrigo Pelloso. Ensino de filosofia: notas sobre o campo e sua constituição. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 74, p. 813-853, 2021.
RODRIGUES, Augusto; GELAMO, Rodrigo Pelloso. Um olhar para os vestígios da historiografia da filosofia nos documentos oficiais e na tradição formativa do professor de filosofia. Educação, Santa Maria, v. 45, n. 1, p. 1-24, 2020.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (Unesp). Pós-graduação em Filosofia. Apresentação. Responsável: Eder Ludovico de Matos, Marília-SP, 2020. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/#!/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/filo sofia/apresentacao/historico/. Acesso em: 18 fev. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (Unesp). Pós-graduação em Filosofia. Linhas de Pesquisa. Responsável: Paulo Sérgio Teles, Marília-SP, 2024. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/#!/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/fi losofia/o-programa/linhas-de-pesquisa/. Acesso em: 04 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Artur Smoliak de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).