I GINCANA FILOSÓFICA NA UFSM:
EXPERIÊNCIAS DOCENTES A PARTIR DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70247Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Metodologias Ativas, Gincana, Residência PedagógicaResumo
O presente trabalho se originou a partir de uma atividade realizada pelos alunos de graduação em Filosofia – Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no Programa de Residência Pedagógica (PRP), durante o período de Abril de 2023 até Junho do mesmo ano. Tempo este que contou com a idealização e produção da I Gincana Filosófica da UFSM, buscando uma integração entre as escolas de nível médio e a Instituição de Ensino Superior (IES), bem como a construção de saberes filosóficos de maneira engajada, convidando os alunos a participarem ativamente do processo de ensino e aprendizagem. Neste trabalho, vamos discutir a base teórica que nos guiou para a construção dos exercícios propostos na Gincana, como foi sua realização e quais resultados são possíveis de se analisar a partir da sua prática, visando refletir acerca do ensino de filosofia proposto. Em continuidade à apresentação de trabalho realizada no evento “VII Encontro do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar da ANPOF: Pensar o campo, filosofar o ensino”.
Downloads
Referências
ASPIS, Renata Lima; GALLO, Sílvio. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. CGCOM/CAPES. CAPES prepara um novo edital do Pibid. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/no ticias/capes-prepara-um-novo-edital-do-pibid. Acesso: 30 abr. 2024.
CERLETTI, A. O Ensino de Filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
Documentário “pro dia nascer feliz”. Título Original: Pro Dia Nascer Feliz. Brasil, 2006. Direção e Roteiro: João Jardim. Disponível em: https://www.youtube.com/ watch?v=FBkqUwF7tQM. Acesso: 30 abr. 2024.
GALLO, S. Metodologia do ensino de Filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
SILVA, Franklin Leopoldo e. Limites e possibilidades do ensino de filosofia. Estudos Avançados. v. 32, n. 93, maio-ago, 2018.
RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
TOZZI, Michel. Une approche par competences in philosophie? Revue Rue Descartes, n. 74. 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mitieli Seixas da Silva, Ruan Saboia Nunes, René Félix Garcia Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).