A REFORMA DO ENSINO MÉDIO PELA LEI Nº 13.415/2017 E O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70249Palavras-chave:
Reforma do Ensino Médio, Lei 13.415/2017, Ensino de FilosofiaResumo
Este artigo apresenta um recorte do capítulo sobre a Reforma do Ensino Médio, pela Lei Nº 13.415/2017, e o Ensino de Filosofia no Ensino Médio brasileiro, parte da pesquisa intitulada: O Ensino de Filosofia nas Escolas Públicas de Ensino Médio de Santa Maria/RS diante da Implementação do Referencial Curricular Gaúcho para o Ensino Médio (RCG/EM), ora em andamento, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – PPGE/UFSM, cuja metodologia segue a abordagem qualitativa em educação, seguida de análise textual discursiva. Baseado em pesquisa documental e bibliográfica a intenção do capítulo é compreender a atual conjuntura por trás da reforma e como ela afeta o ensino de Filosofia no contexto educacional do Ensino Médio brasileiro. Constata-se que historicamente o ensino de Filosofia no currículo do Ensino Médio brasileiro reflete um complexo tecido de narrativas que se entrelaçam na busca por alinhar a sua função e identidade com diferentes momentos sociais, políticos e econômicos.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/cci vil_03/constituicao/constituição.htm. Acesso em 10 out. 2023.
BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 [LDBEN]. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República [1996]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 10 out. 2023.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com _docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em 10 out. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Exposição de Motivos nº 00084/2016/MEC. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03//_Ato2015-2018/2016/E xm/Exm-MP-746-16.pdf. Acesso em 30 abr. 2024.
BRASIL. Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil _03/constituicao/Emendas/Emc/emc95.htm. Acesso em: 30 abr. 2024.
BRASIL. Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, [2016]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legi n/fed/medpro/2016/medidaprovisoria-746-22-setembro-2016-783654-publicacaooriginal-151123-pe.html. Acesso em: 03 out. 2023.
BRASIL. Lei Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília: Presidência da República [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/cciv il_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em 10 out. 2023.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Novo Ensino Médio. DF, 2018a. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloa ds/pdf/dcnem.pdf. Acesso em 10 out. 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação [2018b]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em 10 set. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação Guia de Implementação do Itinerário de Formação Técnico Profissional (IFTP). Brasília: Ministério da Educação [2022].Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-medio/ informacoes/iftp-itinerario-da-formacao-tecnica-e-profissional. Acesso em 30 abr. 2024.
BUGS, Jonathan Dalla Vechia. Os desafios para o ensino da filosofia no brasil: um recorte a partir do novo ensino médio. 2023. In: NASCIMENTO, Christian Lindberg Lopes do; VELASCO, Patrícia Del Nero; CARVALO, Flávio (Org.). V Encontro Nacional Anpof Educação Básica: a filosofia e o seu ensino. Rio de Janeiro: NEFI, 2023.
BUGS, Jonathan Dalla Vechia; TOMAZETTI, Elisete M.; OLIARI, Gilberto. A Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017): um estudo de revisão bibliográfica. Revista Políticas Educativas, Paraná, v. 14, n. 1, p. 86-97, 2020.
CASTRO, Matheus R.; GAWRYSZEWSKI, Bruno; DIAS, Catarina A. A Ideologia do Empreendedorismo na Reforma do Ensino Médio Brasileiro. Revista Trabalho necessário, v. 20, n. 42, maio-ago., 2022.
CENTENARO, Junior B. Da Lei n.13.415/2017 ao Referencial Curricular Gaúcho do Novo Ensino Médio: processos de recontextualização. 205 f. Tese (Doutorado) – Universidade de Passo Fundo, RS, 2023.
CORRÊA, Tábata V. Atuação do “Novo Ensino Médio” no contexto educacional estadual do Rio Grande do Sul: o currículo nos contextos de produção de texto e de prática. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 276p. Porto alegre, RS, 2023.
DURÃO, Aylton B. Habermas: Os Fundamentos do Estado Democrático de Direito. Trans/Form/Ação, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 119-137, 2009.
FARIAS, Mariana de F.; Alves, Larissa F.F. Os Reflexos da implantação da Emenda Constitucional 95 às Despesas Públicas do Estado. Jus Navigandi. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/75039/os-reflexos-da-implantacao-da-emenda-constitucional-95-as-despesas-publicas-do-estado. Acesso em: 30 abr. 2024.
FERRETI, Celso J. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos Avançados, v. 32, n. 93, p. 25-42, 2018.
HERNANDES, Paulo R. A reforma do Ensino Médio e a produção de desigualdades na educação escolar. Revista do Centro de Educação, Santa Maria, v. 44, 2019.
MACIEL, Caroline S. F. dos S. Uma Avaliação da Lei nº 13.415/17 a partir da Legística e das Metas do PNE. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84925, 2019.
NASCIMENTO, Christian Lindberg Lopes do. A presença da Filosofia no Novo Ensino Médio. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2023.
RAMOS, Marise N.; FRIGOTTO, Gaudêncio. Medida Provisória 746/2016: A Contra-Reforma do Ensino Médio do Golpe de Estado de 31 de agosto de 2016. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 70, p. 30-48, dez. 2016.
SÁLVIA, André L. La; NETO, Osvaldo C. O que pode o ensino de filosofia na BNCC? Revista Digital de Ensino de Filosofia: REFilo, Santa Maria,RS, v. 7, 2021.
SILVA, Mônica R. A BNCC da Reforma do Ensino Médio: O Resgate de um Empodeirado Discurso. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, 2018.
SILVEIRA, Éder da S.; SOUZA, Nayolanda C. L. A. de; VIANNA, Rafael de B.; ALMEIDA, Diego O. D. Ensino médio de tempo integral no Brasil: notas sobre os contextos de influência nacional e internacional no âmbito da Lei nº 13.415/2017. Revista Pedagógica, v. 24, p. 1-26, 2022.
QUEIROZ, J. E. Educação em tempo integral no PNE 2014-2024. In: GOMES, A.V. A.; BRITTO, T. F. (Org.). Plano Nacional de Educação: construção e perspectivas. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara: Senado Federal, Edições Técnicas, 2015, p. 63-85.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Katiuscia da Costa Espinosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).