A CIDADANIA FILOSÓFICA E A PROBLEMÁTICA EPISTEMOLÓGICA DO CAMPO DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70313Palavras-chave:
Discurso educacional, discurso filosófico, ensino de filosofia, campo de conhecimento, estatuto epistemológicoResumo
O presente texto trata da discussão contemporânea da cidadania filosófica do campo de conhecimento Ensino de Filosofia, e oferece algumas contribuições em prol de pensar um estatuto epistemológico para o campo. É um recorte da tese de doutorado “A construção do discurso do ensino de filosofia no Brasil: uma analítica acerca da constituição epistemológica do campo”, defendida em 2023, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cujo objetivo geral consistiu em analisar como os saberes da filosofia e da educação constituem a produção de um discurso sobre ensinar filosofia no Brasil, considerando a criação e as produções do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), no período de 2006 a 2022. Diante disso, explora-se, neste texto, algumas definições acerca do estatuto epistemológico da área do Ensino de Filosofia, defendendo-o como um campo filosófico-educacional.
Downloads
Referências
ANPOF. Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia. Disponível em:< https://anpof.org/>.
BOAVIDA, João. Educação Filosófica: sete ensaios. Coimbra: Imprensa Universitária de Coimbra, 2010.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Trad. Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da Sociedade: Curso no Collège de France (1975 - 1976). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
KOHAN, Walter Omar. O ensino de filosofia frente à educação como formação. In: GALLO, Sílvio; CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio. Filosofia do ensino de filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 1994.
OBIOLS, Guillermo. Uma introdução ao ensino da filosofia. Trad. Silvio Gallo.Ijuí: Ed Unijuí, 2002.
PASSMORE, John. Filosofia de la enseñanza. México: Fondo de Cultura Econômica, 1995.
RIBAS, Jéssica Erd. A construção do discurso do Ensino de Filosofia no Brasil: uma analítica acerca da constituição epistemológica do campo. 2023. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2023.
RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
RODRIGUES, Augusto. Como nos tornamos os professores que somos: uma problematização da herança estruturalista nas práticas de ensinar e aprender filosofia. São Paulo: Cultura Acadêmica Digital, 2020.
RODRIGUES, Augusto; GELAMO, Rodrigo Pelloso. Ensino de filosofia: notas sobre o campo e sua constituição. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 74, p. 1-42, mai./ago. 2021.
RODRIGUES, Augusto; GELAMO, Rodrigo Pelloso. (Org.). Percepções sobre o ensino de filosofia: registros de um tempo e seus movimentos. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2021.
RUGGIERO, Gustavo. La formación de los profesores de Filosofía u la paradoja del “giro filosófico”. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 46, p. 99-112, out./dez. 2012.
TOMAZETTI, Elisete Medianeira; RIBAS, Jéssica Erd; VELASCO, Patrícia Del Nero. Sobre Pesquisa na Área do Ensino de Filosofia: em torno de distinções conceituais. In: MUNHOZ, Angélica Vier; OLEGÁRIO, Fabiane; RIBEIRO, Inauã Weirich (Org.). Ensino, arquivo e docência. Lajeado, RS: Univates, 2024, no prelo.
TOMAZETTI, Elisete Medianeira. Filosofia da Educação: Um estudo sobre a história da disciplina no Brasil. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.
VELASCO, Patrícia Del Nero. Filosofar e Ensinar a Filosofar: registros do GT da Anpof – 2006-2018. 1 ed. Rio de Janeiro: NEFI, 2020. (coleçõeS; 4).
VELASCO, Patrícia Del Nero. Ensino de Filosofia como campo de conhecimento: brevíssimo estado da arte. Revista Estudos de Filosofia e Ensino, Rio de Janeiro, v.1, n.1, p. 6-21, 2019a.
VELASCO, Patrícia Del Nero. O que é isto - o PROF-FILO? O que nos faz pensar, [S.l.], v. 28, n. 44, p. 76-107, jul./. 2019b.
VELASCO, Patrícia Del Nero. O estatuto epistemológico do Ensino de Filosofia: uma discussão da área a partir de seus autores e autoras. Pró-Posições. Campinas, v. 33, p. 1-26, 2022a.
VELASCO, Patrícia Del Nero. Sobre a virada discursivo-filosófica do ensino de filosofia: o legado argentino e a problemática do campo. O Que Nos Faz Pensar. Rio de Janeiro, v. 30, p. 335-362, 2022b.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jéssica Erd Ribas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).