A CIDADANIA FILOSÓFICA E A PROBLEMÁTICA EPISTEMOLÓGICA DO CAMPO DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL

Autores

  • Jéssica Erd Ribas UFSM

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70313

Palavras-chave:

Discurso educacional, discurso filosófico, ensino de filosofia, campo de conhecimento, estatuto epistemológico

Resumo

O presente texto trata da discussão contemporânea da cidadania filosófica do campo de conhecimento Ensino de Filosofia, e oferece algumas contribuições em prol de pensar um estatuto epistemológico para o campo. É um recorte da tese de doutorado “A construção do discurso do ensino de filosofia no Brasil: uma analítica acerca da constituição epistemológica do campo”, defendida em 2023, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cujo objetivo geral consistiu em analisar como os saberes da filosofia e da educação constituem a produção de um discurso sobre ensinar filosofia no Brasil, considerando a criação e as produções do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), no período de 2006 a 2022. Diante disso, explora-se, neste texto, algumas definições acerca do estatuto epistemológico da área do Ensino de Filosofia, defendendo-o como um campo filosófico-educacional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANPOF. Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia. Disponível em:< https://anpof.org/>.

BOAVIDA, João. Educação Filosófica: sete ensaios. Coimbra: Imprensa Universitária de Coimbra, 2010.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Trad. Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da Sociedade: Curso no Collège de France (1975 - 1976). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

KOHAN, Walter Omar. O ensino de filosofia frente à educação como formação. In: GALLO, Sílvio; CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio. Filosofia do ensino de filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 1994.

OBIOLS, Guillermo. Uma introdução ao ensino da filosofia. Trad. Silvio Gallo.Ijuí: Ed Unijuí, 2002.

PASSMORE, John. Filosofia de la enseñanza. México: Fondo de Cultura Econômica, 1995.

RIBAS, Jéssica Erd. A construção do discurso do Ensino de Filosofia no Brasil: uma analítica acerca da constituição epistemológica do campo. 2023. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2023.

RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

RODRIGUES, Augusto. Como nos tornamos os professores que somos: uma problematização da herança estruturalista nas práticas de ensinar e aprender filosofia. São Paulo: Cultura Acadêmica Digital, 2020.

RODRIGUES, Augusto; GELAMO, Rodrigo Pelloso. Ensino de filosofia: notas sobre o campo e sua constituição. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 74, p. 1-42, mai./ago. 2021.

RODRIGUES, Augusto; GELAMO, Rodrigo Pelloso. (Org.). Percepções sobre o ensino de filosofia: registros de um tempo e seus movimentos. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2021.

RUGGIERO, Gustavo. La formación de los profesores de Filosofía u la paradoja del “giro filosófico”. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 46, p. 99-112, out./dez. 2012.

TOMAZETTI, Elisete Medianeira; RIBAS, Jéssica Erd; VELASCO, Patrícia Del Nero. Sobre Pesquisa na Área do Ensino de Filosofia: em torno de distinções conceituais. In: MUNHOZ, Angélica Vier; OLEGÁRIO, Fabiane; RIBEIRO, Inauã Weirich (Org.). Ensino, arquivo e docência. Lajeado, RS: Univates, 2024, no prelo.

TOMAZETTI, Elisete Medianeira. Filosofia da Educação: Um estudo sobre a história da disciplina no Brasil. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

VELASCO, Patrícia Del Nero. Filosofar e Ensinar a Filosofar: registros do GT da Anpof – 2006-2018. 1 ed. Rio de Janeiro: NEFI, 2020. (coleçõeS; 4).

VELASCO, Patrícia Del Nero. Ensino de Filosofia como campo de conhecimento: brevíssimo estado da arte. Revista Estudos de Filosofia e Ensino, Rio de Janeiro, v.1, n.1, p. 6-21, 2019a.

VELASCO, Patrícia Del Nero. O que é isto - o PROF-FILO? O que nos faz pensar, [S.l.], v. 28, n. 44, p. 76-107, jul./. 2019b.

VELASCO, Patrícia Del Nero. O estatuto epistemológico do Ensino de Filosofia: uma discussão da área a partir de seus autores e autoras. Pró-Posições. Campinas, v. 33, p. 1-26, 2022a.

VELASCO, Patrícia Del Nero. Sobre a virada discursivo-filosófica do ensino de filosofia: o legado argentino e a problemática do campo. O Que Nos Faz Pensar. Rio de Janeiro, v. 30, p. 335-362, 2022b.

Downloads

Publicado

30-06-2024

Edição

Seção

O CAMPO DO ENSINO DE FILOSOFIA E A DIDÁTICA DA FILOSOFIA