O Estágio Simbólico de Hegel: Uma Perspectiva Antiga sobre a Arte Contemporânea

Authors

  • Vitor Luiz Rigoti dos Anjos

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v4i2.16949

Keywords:

arte contemporânea, fim da arte, autoconsciência, estágio simbólico

Abstract

Esse artigo propõe uma avaliação das obras de arte contemporâneas à luz de alguns dos conceitos intrínsecos ao estágio simbólico de Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Minha crença é que uma análise das condições de Hegel para a afirmação da arte abre a porta para uma discussão das tendências artísticas contemporâneas, uma discussão que também toma distância da questão (talvez) abusada sobre o que define a arte. A arte em si faz mais do que questionar; ela questiona e desafia a natureza da nossa percepção.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Vitor Luiz Rigoti dos Anjos

Licenciado em Filosofia pela Faculdade Padre João Bagozzi, Curitiba - PR.

Mestre em Engenharia Mecânica pela UFES, Vitória - ES.

References

* CARROLL, Noël. “The End of Art?”. In: History and Theory. Número 4. Volume 37. Páginas 17-29. Nova Iorque. Dezembro/1998.

* CASEY, Edward S. Earth-Mapping, Artists Reshaping Landscapes. Minneapolis: University of Minnesota, 2005.

* COLLINS, Lauren. “The Question Artist. Tino Sehgal’s Provocative Encounters”. In: The New Yorker. Edição de agosto de 2012. Páginas 34-39. Nova Iorque.

* DANTO, Arthur. “The Artworld”. In: The Journal of Philosophy. Número 19. Volume 61. American Philosophical Association Eastern Division Sixty-First Annual Meeting. Nova Iorque. Outubro/1964.

* DANTO, Arthur. “The Philosophical Disenfranchisement of Art”. In: Grand Street. Número 3. Volume 4. Páginas 171-189. Nova Iorque. Abril/1985.

* DANTO, Arthur. After the End of Art - Contemporary Art and the Pale of History. Nova Iorque: Princeton University Press, 1998.

* GRYNSZTEJN, Madeline, BIRNBAUM, Daniel, SPEAKS, Michael. Olafur Eliasson. Nova Iorque: Phaidon, 2000.

* HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Introductory Lectures on Aesthetics. Londres: Penguin Classics, 1993.

* HOROWITZ, Gregg M. “Public Art/Public Space. The Spectacle of the Tilted Arc Controversy”. In: NEILL, Alex, RIDLEY, Aaron. Arguing About Art. Londres: Routledge, 2002, páginas 446-456.

* MAGNUS, Katheleen Dow. Hegel and the Symbolic Mediation of Spirit. Albany: State University of New York Press, 2001.

* NEILL, Alex, RIDLEY, Aaron. Arguing About Art. Londres: Routledge, 2002.

* OBRIST, Hans Ulrich. Interviews Vol. I-II. Nova Iorque: Charta, 2010.

* SHAPIRO, Gary. Earthwards, Robert Smithson and Art after Babel. Berkeley: University of California Press, 1997.

Published

2013-11-17

Issue

Section

Translation