O HOMEM AMA OCULTAR-SE
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v6i3.17097Keywords:
Hadot, Girard, natureza, sacrifício, bode expiatórioAbstract
Hadot distingue duas atitudes perante a Natureza: a órfica de respeitar e velar os seus segredos; a prometaica de forçar a Natureza a revelá-los. Já Girard, identifica duas naturezas humanas, o mimetismo e o mecanismo do bode expiatório, ocultadas pela mentira romântica e pelo pensamento sacrificial. Defende-se aqui: a pensar a Natureza, o homem reflecte; ao espelho, pensa também sua natureza; as posturas órfica e prometaica são também posturas perante a natureza humana, especialmente a do mecanismo. Desvela-se então Hadot com Girard. A atitude órfica, veladora dos segredos da Natureza, vela, esconde o natural, mentiroso e violento mecanismo. Este, na base de toda a cultura, é, com sua temporalidade cíclica ou sacrificial, militantemente defendido pela tradição sacrificial pagã. O retorno do sacrificial, com consequências catastróficas, para Girard, no séc.XX, será ideia retomada no período romântico e continuada por Nietzsche e Heidegger. A atitude prometaica, desveladora impudica dos segredos da Natureza, tem seu fulcro na revelação cristã do mecanismo, impositora da inocência da vítima e da linearidade temporal. Assim, para Girard, libertar o homem da culpa, impõe a causa, impulsiona o progresso; até também este, feito “objecto expiatório” se preverter na ineficaz e perigosa sacrificialidade do capitalismo actual.
[doi:HTTP://dx.doi.org/10.7443/problemata.v6i3.17097]
Downloads
References
BURKETT, The Creation of the Sacred, Tracks of Biology in Early Religions, Harvard University Press, 1996.
DIELS, H. e KRANZ, W, I Presocratici, Direc. Giovanni Reale, Milano: Bompiani, 2006.
DUPUY, Jean-Pierre, Petite Métaphysique des Tsunamis, Paris: Éditions, Seuil, 2005.
______. La Marque du Sacré, Paris: Carnets Nord, 2008.
ELIADE, Traité d´histoire des Religions, Paris: Éditions Payot,1975.
FRAZER, The Golden Bough, New York: The Macmillan Company, 1922.
GIRARD, René, Mensonge Romantique et Vérité Romanesque, Paris: Éditions Grasset & Fasquelle, 1961.
______. La Violence et le Sacré, Paris: Éditions Grasset & Fasquelle, 1972.
______. Des Choses Cachées Depuis la Fondation du Monde, Paris: Éditions Grasset & Fasquelle, 1978.
______. Le Bouc Émissaire, Paris: Éditions Grasset & Fasquelle, 1982.
______. Quand ces choses commenceront... Entretiens avec Michel Treguer, Paris: Arléa,1994.
______. La Voix Méconnu du Réel, Paris: Éditions Grasset & Fasquelle, 2002.
______. Les Origines de la Culture, Paris: Desclée de Brouwer, 2004.
______. Achever Clausewitz, Paris: Carnets Nord, 2007.
GRAVES, The Greek Myths, London: Penguin Books, 1987.
HADOT, Pierre, O véu de Ísis, Trad. Mariana Sérvulo, São Paulo: Edições Loyola, 2006.
HARDING, Les Mystères de la Femme, Paris: Éditions Payot, 2001.
LENOBLE, Robert, História da Ideia de Natureza, Lisboa: Edições 70, 1990.
MILBANK, John, “Against Human Rights: Liberty in the Western Tradition”, in Oxford Journal of Law and Religion, pp.1-32, Jan 2012.
MOSCOVICI, Serge, Essai sur L´Histoire Humaine de la Nature, Paris: Flammarion, , 1977.
ORLEAN, André, AGLIETTA, Michel, La Violence de la Monnaie, Paris: PUF, 1982.
OUGHOURLIAN, Jean-Michel , Psychopolitique, Paris: François Xavier de Guilbert, 2010.
PASSMORE, J., The Perfectability of Man, Indianapolis: Liberty Fund, 1969.
RIBEIRO DOS SANTOS, Ideia de uma Heurística Transcendental. Ensaios de Meta-epistemologia kantiana, Lisboa: A Esfera do Caos, 2012.
SERRES, Michel, ”Rousseau, juge du Législateur”, in Parasite, Paris, Grasset, pp.160-161,1980.
SIMMEL, Georg, Soziologie – Untersuchungen über die Formen der Vergesellschaftung, Gesamtausgabe Band 11,: Frankfurt am Main: Suhrkamp taschenbuch wissenschaft, 1992.
______. Philosophie des Geldes, Gesamtausgabe Band 6, Frankfurt am Main: Suhrkamp Taschenbuch Wissenschaft, 1989.
WHITE, L. “The Historical Roots of our Ecological Crisis”, in Science, 155, nº3767, pp. 1205-1207, 1967.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
-
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).