CRÍTICA AOS LIMITES DOS “DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO” NO ESTADO BURGUÊS

Authors

  • Antonio Francisco Lopes Dias Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v8i1.33626

Keywords:

Emancipação política, Emancipação humana, Direito e essência formal-abstrata.

Abstract

Em um artigo intitulado Sobre a Questão Judaica, publicado em 1844, Karl Marx critica ideias do filósofo neo-hegeliano Bruno Bauer em defesa da “emancipação política” e do papel do Estado para com esta. Opondo-se a Bauer, Marx adverte que a emancipação política: 1) não é a forma “plena de emancipação humana”; 2) é elucidativa do fato de que o Estado é incapaz de efetivar as condições fáticas necessárias à concretização da emancipação humana e da democracia radical, tal como estas são amparadas pelo seu pensamento. Meu objetivo neste texto é destacar que a argumentação de Marx advoga que o Estadore moderno burguês (capitalista), mediante sua força jurídica-formal, a Lei, não garante a realização dos “direitos do homem e do cidadão”, quer dizer, não é já a concretização da emancipação política. Para Marx, no Estado burguês, os “direitos” não transpõem sua essência formal-abstrata, permanecem na condição de leis e discursos e, assim, não constituem as necessárias bases político-práticas de sustento da verdadeira democracia e da emancipação humana.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Antonio Francisco Lopes Dias, Universidade Estadual do Piauí

Professor de Filosofia na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Doutor em Educação: Filosofia da Educação (UFPel); Mestre em Filosofia (UFC). Membro do GT Ética e Cidadania, da ANPOF.

References

DIAS, Antonio. Emancipação e democracia em Marx. Dissertação de Mestrado em Filosofia, ICA, PPGF da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 171f, 2009.

MARX, Karl. A Questão Judaica. In: MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. Tradução Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1989.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Sagrada Família: ou a crítica da Crítica crítica contra Bruno Bauer e consortes. Tradução Marcelo Backes. São Paulo: Boitempo, 2003.

MARX, Karl. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. Tradução Rubens Enderle e Leonardo de Deus. São Paulo: Boitempo, 2005a.

Crítica da Filosofia do Direito de Hegel - Introdução. Tradução Raul Mateos Castell. In: MARX, Karl. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2005b.

MARX, Karl. Para a questão judaica. Tradução José Barata-Moura. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

MARX, Karl. Lutas de classes na Alemanha. Tradução Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, Karl. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857: esboço da crítica da economia política. Tradução Mario Duayer e Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2011.

Published

2017-04-11

Most read articles by the same author(s)