INTRODUÇÃO AO EXISTENCIALISMO: PERSPECTIVAS LITERÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v7i2.28570Palavras-chave:
Existencialismo, filosofia, literaturaResumo
Esse artigo busca abordar algumas ideias centrais do Existencialismo através de referências extraídas da literatura, escritas por autores aos quais se atribui um forte cunho existencial. Com isso, pretende-se tratar de conceitos filosóficos através da narrativa de dramas humanos concretos, mesmo que vivenciados apenas através da fantasia de seus criadores. Eis uma das propostas do próprio Existencialismo: abrir o olhar do homem para a análise da sua existência real, algo que está para além dos muros da produção teórica.
Downloads
Referências
BUZZATI, Dino. O deserto dos tártaros. Tradução de Aurora Fornoni Bernadini e Homero Freitas de Andrade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
CAMUS, Albert. O estrangeiro. Tradução de Valerie Rumjanek. 36. ed. Rio de Janeiro: Record, 2014.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. O duplo. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2011.
______. Os irmãos Karamázov. Tradução de Herculano Villas-Boas. São Paulo: Martin Claret, 2013.
GÓRKI, Maksim. Meu companheiro de estrada e outros contos. Tradução de Boris Schnaiderman. São Paulo: Editora 34, 2014.
KAFKA, Franz. A metamorfose. Tradução de Marcelo Backes. Porto Alegre: L&PM, 2009.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Tradução de Carlos Duarte e Ana Duarte. São Paulo: Martin Claret, 2014.
SARTRE, Jean-Paul. A idade da razão. Tradução de Sérgio Milliet. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
SHAKESPEARE, William. Hamlet. Tradução de Millôr Fernandes. Porto Alegre: L&PM, 2014.
TOLSTÓI, Leon. A morte de Ivan Ilitch. Tradução de Vera Karan. Porto Alegre: L&PM, 2014.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).