“... O INSCONSCIENTE ÓTICO”:

SOBRE ARTE E A TÉCNICA NOS ESCRITOS SOBRE FOTOGRAFIA DE WALTER BENJAMIN

Autores

  • Fábio Caires Correia Centro Universitário Católica do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-1768-3720
  • Divino Ribeiro Viana Centro Universitário Católica do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v13i2.61162

Palavras-chave:

Fotografia, Arte, Walter Benjamin, Inconsciente ótico

Resumo

O objetivo do presente artigo é reivindicar com Benjamin a importância da fotografia como objeto filosófico. Para tanto, esta análise requer o tratamento de três questões básicas: (1ª) porque a fotografia constitui para Benjamin um método de reprodução tão essencialmente novo que não pode ser comparado a nenhum procedimento artístico anterior; (2ª) de que forma a própria possibilidade da fotografia está ligada ao reconhecimento de seu antagonismo com a obra de arte; e, (3ª), com quais termos o impacto da fotografia nos mundos da arte e da política deve ser interpretado. Pretendemos, com esta análise, tornar visíveis os motivos que ainda determinam sua novidade em um século que alguns se apressam em qualificar de pós-fotográficos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Caires Correia, Centro Universitário Católica do Tocantins

Doutor em Filosofia pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Divino Ribeiro Viana, Centro Universitário Católica do Tocantins

Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Referências

BENJAMIN, Walter. 2008. The work of art in the age of its technological reproducibility, and other writings on media. Edited by Michael W. Jennings, Brigid Doherty, and Thomas Y. Levin; translated by Edmund Jephcott [et.al]. Harvard University Press, London, England.

BENJAMIN, Walter. 1972-1989. Gesammelte Schriften. (Sieben Bände in 14 Teilbänden). (Unter Mitwirkung von Theodor W. Adorno und G.Scholem; herausgegeben von Rolf Tiedemann und Hermann Schweppenhäuser). Frankfurt: Suhrkamp.

BENJAMIN, Walter. 2008. Little History of Photography. In: The work of art in the age of its technological reproducibility, and other writings on media. Edited by Michael W. Jennings, Brigid Doherty, and Thomas Y. Levin; translated by Edmund Jephcott [et.al]. The Belknap press of Harvard university press. Cambridge, Massachusetts London, England, pp. 274-298.

BENJAMIN, Walter. 1999. Experience and Poverty. In: Walter Benjamin Selected WritingsVolume 2 (1927-1932). London: Harvard University Press.

BENJAMIN, Walter. 2007. Das Kunstwerk im Zeitalter seiner technischen Reproduzierbarkeit. Frankfurt a.M.: Suhrkamp.

MCLUHAN, Marshall. 1972. The Gutenberg Galaxy: The Formation of Typographic Man. University of Toronto Press.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. 2012. A fotografia em Walter Benjamin: a “dialética na imobilidade” e a “segunda técnica”. Rev. bras. Psicanálise., São Paulo, v. 46, n. 2, p. 121-136, jun.

SONTAG, Susan. 2005. On Photography. RosettaBooks LLC, New York.

Downloads

Publicado

23-09-2022

Edição

Seção

Artigos