AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: UMA ABORDAGEM INTERACIONISTA

Autores

  • Adivânia Franca de Moura
  • Maria Alba Silva Cavalcante

Resumo

O presente artigo traz algumas discussões acerca da teoria interacionista de Vygotsky e a contribuição de outros teóricos nessa linha de estudos para aquisição da escrita. Pretende-se em princípio discutir a aquisição da escrita ligada a realização da fala e do diálogo entre os sujeitos da comunicação. Partimos do pressuposto de que a escrita está intimamente ligada ao processo da comunicação e esta com o indivíduo que fala e que escreve ao mesmo tempo que se relaciona com o outro em sua volta. Dessa forma, pretendemos esclarecer algumas teorias dentro do sociointeracionismo ligada a aquisição da fala e da escrita pela criança e, com isso, trazer a ideia de subjetividade e intersubjetividade da escrita. Para a ideia de ensino da escrita, apresentaremos as propostas contidas no Referencial da Linguagem oral e da Escrita da Criança, no qual ele lança mão da teoria interacionista para o ensino de língua materna e a relação entre o ensino da escrita partindo da fala da criança. Apresentaremos também alguns dados sobre a noção de erro contido nos textos de crianças em fase de alfabetização e como esses erros podem ser trabalhados pelo professor, à medida que a criança adquire a escrita.

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Como Citar

Moura, A. F. de, & Cavalcante, M. A. S. (2012). AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: UMA ABORDAGEM INTERACIONISTA. PROLÍNGUA, 5(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/13579

Edição

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Artigos