PERSPECTIVAS DE LETRAMENTO EM SUJEITOS COM DÉFICIT INTELECTUAL

Autores

  • Isabelle Cahino Delgado Universidade Federal da Paraíba
  • Talita Maria Monteiro Farias de Barbosa Universidade Federal da Paraíba
  • Ivonaldo Leidson Barbosa Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Wigna Raíssa Leite Matias Universidade Federal da Paraíba
  • Giorvan Ânderson dos Santos Alves Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O letramento reflete um estado/posição do sujeito de envolvimento e uso social das práticas de leitura e escrita. Um dos desafios atuais da Educação brasileira é fortalecer o processo de inclusão de sujeitos com necessidades educacionais especiais, como o de pessoas com deficiência intelectual, que se caracteriza como um transtorno neuropsiquiátrico com etiologia diversa, função intelectual abaixo da média e déficits em habilidades adaptativas, como a comunicação e a escolarização. Por isso, esse trabalho objetiva apresentar uma discussão teórica que contempla a perspectiva do letramento junto a sujeitos com deficiência intelectual. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir da análise de artigos, livros, teses e dissertações referentes à temática. Observamos que existem poucos estudos acerca dessa temática, que historicamente as práticas de ensino da leitura e da escrita para essa população se pautava em métodos mecânicos e descontextualizados da linguagem, e que as iniciativas voltadas ao letramento, enquanto fenômeno social heterogêneo, dos sujeitos com déficit intelectual obtiveram resultados significativos no desenvolvimento linguístico e cognitivo dessa população.

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Publicado

2016-02-04

Como Citar

Delgado, I. C., Barbosa, T. M. M. F. de, Lima, I. L. B., Matias, W. R. L., & Alves, G. Ânderson dos S. (2016). PERSPECTIVAS DE LETRAMENTO EM SUJEITOS COM DÉFICIT INTELECTUAL. PROLÍNGUA, 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/27600

Edição

Seção

Artigos