O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO EGÍPCIO

Autores

  • Safaa Abdelmoneam Ahmed Ali UFNT
  • Selma Maria Abdallah Dias Barbosa UFNT

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2024v19n1.69493

Palavras-chave:

Língua Portuguesa. Língua Adicional. Egito; Ensino. Aprendizagem

Resumo

O ensino do Português como Língua Adicional (PLA) no Egito está ganhando destaque, especialmente nas instituições de ensino superior. Os departamentos de língua portuguesa no Egito desempenham um papel crucial na promoção e no desenvolvimento do ensino do idioma. Um exemplo notável é o Departamento de Língua Portuguesa, na Universidade de Aswan. Nesse artigo, reflito a importância do ensino do português como língua adicional no Egito, ressaltando seu crescimento no contexto do ensino superior. Como objetivo, exploramos algumas dificuldades dos estudantes egípcios ao aprender o português e propomos algumas sugestões para apoiar o desenvolvimento do ensino da língua portuguesa como língua adicional no Egito e no Brasil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Safaa Abdelmoneam Ahmed Ali, UFNT

Cursando Mestrado em Letras: linguística e literatura-UFNT/ Brasil. Possui graduação em Graduação em língua portuguesa e suas literaturas - Aswan University (2022).
Atualmente é monitora - Aswan University. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa

Selma Maria Abdallah Dias Barbosa, UFNT

Selma Maria Abdalla Dias Barbosa fez graduação em letras: Português e Inglês pela Universidade Estadual do Tocantins (1990), Especialização em Língua e Literaturas de Língua Inglesa pela UNIANA-UEG (1998), mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino\aprendizagem de LE\L2 pela Universidade de Brasília-UnB (2007) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho-Unesp (2014). É membro do GT da ANPOLL Estudos Linguísticos na Amazônia Brasileira desde de 2018. Atua na área de Linguística Aplicada, com ênfase em formação de professores de línguas Adicionais e Língua materna, pesquisando principalmente os seguintes temas: Construção identitária dos professores de línguas, Linguagem e Práticas Sociais, Ensino e Aprendizagem de LE\L2 e Comunidade de Prática em ambientes virtuais- CdP. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Norte do Tocantins e docente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura PPGLIT-UFNT(Nível: Mestrado e Doutorado) e Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS-UFNT, Campus de Araguaína

Downloads

Publicado

2024-09-06

Como Citar

Abdelmoneam Ahmed Ali, S., & Barbosa, S. M. A. D. . (2024). O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO EGÍPCIO. PROLÍNGUA, 19(1), 25–32. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2024v19n1.69493