ESTRATÉGIAS DE POLIDEZ EM TESES E ROMANCES
Abstract
Este trabalho visa à análise das estratégias de proteção à face em teses e romances. Foram observadas três teses de áreas distintas de conhecimento e um romance do autor português José Saramago, A Jangada de Pedra. A análise contemplou a modalidade oral, através da observação de duas defesas de teses, em que foi dada atenção especial ao discurso dos membros da banca, visto que de outra forma não seria possível obter informações sobre as estratégias de polidez utilizadas por este grupo. A proteção da face por parte do doutorando foi observada na modalidade escrita. A metodologia envolveu a gravação das arguições, com a devida autorização dos envolvidos, e sua transcrição. O conceito de face baseia-se no modelo seminal de Brown e Levinson (1987), que a definem como a imagem pública que os membros da sociedade desejam afirmar para si. Os resultados demonstram a utilização de recursos como: marcadores discursivos, pausas e hesitações, brincadeiras e a escolha da forma verbal, na modalidade oral. Nas teses, os recursos envolvem justificar um procedimento ou opinião antes que surja uma argumentação contrária, usar o discurso de outrem como âncora para a construção do próprio discurso, colocar termos duvidosos entre aspas e preferir a forma verbal impessoal. Todos os recursos verificados na escrita da tese podem ser utilizados na modalidade oral formal. No entanto, a oralidade favorece o aparecimento do que Goffman (2002) chama “pistas de contextualização” (pausas, gestos, olhares, tom de voz), não favorecidos pela escrita formal. A polidez negativa pode-se apresentar na forma de um discurso irônico, que visa a defender a liberdade de ação dos interlocutores, restringindo as imposições alheias permitidas pelo jogo comunicativo. Esse recurso é francamente mais expressivo nos romances do que nas teses, certamente devido ao público ao qual se destina cada um desses gêneros.Downloads
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How to Cite
Cintra, L. F. V. (2012). ESTRATÉGIAS DE POLIDEZ EM TESES E ROMANCES. PROLÍNGUA, 5(1). Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/13580
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Artigos