A INSTABILIDADE DA PAUTA PRETÔNICA NA AQUISIÇÃO FONOLÓGICA

Authors

  • Graziela Pigatto Bohn Universidade Católica de Santos

Abstract

A posição pretônica no Português Brasileiro é o lócus de instabilidade ao ser afetada por processos fonológicos, incluindo harmonia vocálica de altura, através da qual /e, o/ opcionalmente assimilam a altura de /i/ ou /u/ quando em sílabas adjacentes (BISOL, 1981). Entretanto, estudos sugerem que os alçamentos de /e/ e /o/ ocorrem por diferentes motivos: enquanto que o alçamento de /e/ resulta exclusivamente de uma assimilação fonológica, o alçamento de /o/ é altamente condicionado pelo contexto fonológico circundante e pode até dispensar da presença de uma vogal alta (YACOVENCO, 1993; VIEGAS, 2001; CALLOU et al, 2002). O presente estudo compara a aquisição das vogais médias em posição tônica e pretônica com base em Matzenauer (2009) e Miranda (2013), de acordo com os quais as crianças são sensíveis à instabilidade de /e/ e /o/ quando em posição pretônica. Examina-se também as produções de /e/ e /o/ alçados a [i] e [u] por harmonia vocálica e relaciona-se tais produções à aquisição da pauta pretônica. Os resultados mostram que o /e/ pretônico é adquirido mais tardiamente do que o /e/ tônico. Além disso vê-se que as produções desviantes da pretônica /e/ chegam ao fim uma vez que produções desviantes de harmonia vocálica também cessam, sugerindo que a aquisição dessa vogal em posição pretônica está relacionada com a aquisição de uma regra fonológica a qual a afeta. Quanto à labial /o/, os resultados mostram que essa vogal é adquirida simultaneamente em posição tônica e pretônica. Vê-se também que as flutuações de /o/ persistem mesmo após a regra da harmonia vocálica ter sido adquirida, afetando estritamente formas em que /o/ faz vizinhança com consoantes labiais ou velares.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-02-04

How to Cite

Bohn, G. P. (2016). A INSTABILIDADE DA PAUTA PRETÔNICA NA AQUISIÇÃO FONOLÓGICA. PROLÍNGUA, 10(1). Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/27587

Issue

Section

Artigos