A REVISÃO TEXTUAL FEITA INDIVIDUALMENTE E EM COLABORAÇÃO: HÁ DIFERENÇAS?
Abstract
A revisão colaborativa é tema pouco explorado nas pesquisas com crianças, sendo importante examinar em que ela difere e em que ela se assemelha à revisão feita individualmente, sendo este o objetivo do presente estudo. Sessenta crianças de 8 anos, alunas do 3º ano do ensino fundamental foram solicitadas a revisarem um texto problemático em duas situações: individual e colaborativa. O texto apresentava limitações diversas: sintática, ortográfica, legibilidade etc. Comparações entre as duas situações de revisão foram feitas em relação a três aspectos inerentes ao processo de revisão textual: as ações de revisão, as unidades linguísticas alteradas e a natureza da alteração. Observou-se que em ambas as situações as crianças utilizavam a estratégia de edição e não a reescrita. Uma das principais diferenças entre as situações foi que na revisão individual o revisor se concentra nos aspectos formais do texto, enquanto que na colaborativa, os revisores tendem a considerar tanto os aspectos formais como os de conteúdo. Concluiu-se que a interlocução própria da situação colaborativa favorece a emergência de uma dinâmica que propicia a descoberta de que o texto pode ser objeto de múltiplas reformulações.Downloads
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Published
2016-02-04
How to Cite
Spinillo, A. G. (2016). A REVISÃO TEXTUAL FEITA INDIVIDUALMENTE E EM COLABORAÇÃO: HÁ DIFERENÇAS?. PROLÍNGUA, 10(1). Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/27601
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Artigos